LÁ TEM DANA: Novo Centro de Tecnologia nos EUA está quase pronto

Nos próximos dias será iniciada a transferência dos primeiros 485 funcionários da Dana que irão trabalhar no novo centro de tecnologia em Maumee, Toledo (Ohio), nos Estados Unidos. O processo irá durar alguns meses.

Em três semanas serão deslocados para o novo Centro de Tecnologia de Cardans e Eixos, (que consumiu investimentos da ordem de US$ 30 milhões), aproximadamente 380 engenheiros, gerentes e outros funcionários, alguns dos quais trabalhavam na unidade da Dana em Fort Wayne (Indiana).

“O equipamento do laboratório dos centros de tecnologia de Fort Wayne e Springfield Township, junto com os funcionários que os operam, serão transferidos em etapas, a partir do meio de dezembro”, disse Terry Jones, diretor dos Centros de Engenharia Mundial da Dana.

Segundo Jones, a Dana está deslocando aproximadamente 300 equipamentos e investindo US$15 milhões em novos aparelhos. Tudo deve estar pronto no fim de março, complementa o diretor. “Os maiores equipamentos, quatro máquinas para teste dos eixos, levarão de seis a oito semanas para serem retirados de Fort Wayne, um de cada vez. Devido a nossa programação de testes, nós não podemos mudar todas as quatro partes de uma vez”, afirma Jones.

Enquanto isso, a Dana ainda deve fazer mais 20 contratações para o novo centro. A empresa previa contratar até 125 engenheiros para o centro de tecnologia quando começou a ser construído, mas contratou mais 35 além do planejado.

A maior parte da construção está terminada. O laboratório terá uma área para desenvolvimento de protótipos para as engrenagens do eixo, um trabalho realizado amplamente agora nas fábricas da Dana.