LÁ TEM DANA: Flexibilidade de manufatura no novo chassi para picape Toyota Tundra

A fábrica da Dana em Owensboro, Kentucky (EUA), demonstrou grande flexibilidade ao implementar um processo de manufatura enxuta para produzir o chassi da nova picape Toyota Tundra cabine dupla. A Dana fornecerá um chassi 30 centímetros maior para a nova versão do modelo da Toyota.

O ferramental regular da linha de produção da Dana foi remodelado para aceitar o comprimento adicional das novas longarinas. O projeto incorporou reforços adicionais para maior força e desempenho. A picape tem 5,8 metros de comprimento total.

As equipes da Dana trabalharam no chassi em uma parte de cada vez, começando pela traseira, onde a estrutura requeria mudanças mais significativas. “Em pouco mais de um ano e sem interromper a produção corrente, fomos capazes de reconfigurar nosso processo de manufatura para acomodar um chassi que é 5% mais longo do que a versão atual”, disse Bill Carroll, presidente do grupo de sistemas automotivos da Dana. “Esta é uma verdadeira história de sucesso tanto para nossos clientes quanto para a Dana e mostra nossa flexibilidade de manufatura”.

Leia a matéria na íntegra (em inglês) clicando aqui.