Dana recebe Prêmio Nacional da Qualidade 2003

A Dana recebeu o Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ 2003, o principal da América Latina na área de excelência em gestão. A empresa obteve dupla conquista: a Dana Albarus – Divisão de Cardans, de Gravataí (RS), responsável pela fabricação de eixos cardans, cruzetas e colunas de direção, obteve o prêmio máximo na categoria Grandes Empresas e a Dana Indústrias – Divisão de Eixos de Sorocaba (eixos leves) foi finalista na mesma categoria.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 17/11 pela FPNQ – Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento contou com as presenças do vice-presidente da República, José Alencar, do vice-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, entre outras autoridades.

Os critérios do PNQ são considerados referência mundial, o que demonstra que as divisões de cardans e eixos da Dana têm uma cultura de excelência em gestão no mesmo estágio de empresas localizadas nos países mais desenvolvidos. Para o presidente da Dana América do Sul, Hugo Ferreira, a premiação vai além do reconhecimento pela excelência em gestão. “Estamos construindo empresas mais competitivas, geradoras de empregos, que valorizam suas pessoas como seu principal ativo, que respeitam o meio ambiente e que participam ativamente nas comunidades onde estão presentes”, destaca o executivo.

Este foi o primeiro ano em que a divisão de cardans da Dana se submeteu à avaliação da fundação. O PNQ valida as escolhas em termos de gestão do negócio, tanto no conteúdo quanto na forma. As avaliações de programas de qualidade como o PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), PPQG (Prêmio Paulista de Qualidade de Gestão) e PNQ são muito importantes para a melhoria contínua dos processos internos, pois dão uma avaliação externa criteriosa, de alto nível e valor.

A operação de eixos da Dana, em Sorocaba (SP), é finalista do PNQ pelo segundo ano consecutivo. Em função do destaque na região, a unidade foi convidada pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão para coordenar a Regional de Sorocaba (SP), com a missão de levar as empresas da região ao mesmo nível de excelência e vem realizando esse trabalho junto à Ciesp.

A inclusão no processo do PNQ em complementação ao processo internacional da Dana DQLP – Dana Quality Leadership Process – contribuiu para a melhoria da gestão do negócio. “É também uma forma de reconhecimento pela comunidade de nossas práticas de gestão como uma empresa de classe mundial”, destaca o vice-presidente da Dana América do Sul e gerente-geral das duas unidades premiadas, Harro Burmann.

O outro ganhador do Prêmio Nacional da Qualidade, na categoria Médias Empresas, foi o escritório de engenharia Joal Teitelbaum, de Porto Alegre. Neste ano, 22 empresas submeteram-se ao processo, sendo definidas como finalistas também a Polibrasil Resinas S/A (SP), o SEBRAE (MS) e o SESI (BA).