DANA patrocina competiçao SAE BRASIL DE MINI BAJA

A Dana patrocinará novamente este ano a Competição SAE Brasil de Mini Baja, que acontece entre os dias 11 e 14 de abril. Organizada pela SAE Brasil (Society of Automotive Engineers), a prova é realizada anualmente, reunindo equipes de estudantes e professores de Engenharia de várias universidades de todo o País, que constróem os veículos especialmente para o evento. Essa disputa foi criada nos Estados Unidos em 1976 e, no Brasil, está em sua nona edição. Pela primeira vez a prova acontece em uma pista oficial para Bajas, em Piracicaba (SP).

Neste ano, participarão 82 equipes de até 20 integrantes, incluindo uma equipe americana do Rochester Institute of Technology e uma canadense, da Université de Sherbrooke. A tarefa desses times é criar pequenos protótipos off-road impulsionados por motores monocilíndricos de quatro tempos, em versões de 8 e 10 HP.

Desenvolvidos com material inovador, os protótipos de cada ano devem se diferenciar dos outros criados anteriormente, de acordo com o regulamento. Assim, sempre trazem equipamentos cada vez mais desenvolvidos nos mais diferentes sistemas, entre eles, direção, suspensão e transmissão. Os Mini Bajas, que são carrinhos tipo gaiola para um ocupante, precisam ser capazes de superar todas as provas de avaliação e um enduro ao final.

A competição consiste em avaliação do projeto mecânico e da segurança do veículo, relatório técnico, enduro de velocidade com duração de quatro horas e algumas provas: velocidade máxima, aceleração, frenagem, tração, slalon e subida de rampa. As duas equipes com melhor desempenho geral ganharão passagens para Milwaukee, nos Estados Unidos, onde representarão o Brasil na etapa do Meio-Oeste americano.