Dana nomeia Michael J. Burns CEO e presidente

A diretoria da Dana Corporation anunciou hoje Michael J. Burns como CEO, presidente e diretor da companhia. Burns, que era presidente da General Motors Europa desde 1998, sucede Joe Magliochetti, que faleceu em 22 de setembro de 2003. A nomeação de Burns será efetivada no dia 1 de março.

A diretoria anunciou também que Glen Hiner, que atuava como chairman interino desde setembro do ano passado, continuará nesta função. Bill Carroll, que exercia o papel de presidente e COO interino desde setembro, continuará nesta posição até 1 de março, quando, então, se aposentará.

“Mike Burns tem as habilidades de liderança, larga experiência na indústria, perspicácia internacional, energia e as qualidades pessoais necessárias para conduzir a Dana como um poderosa companhia da indústria de componentes automotivos”, diz Glen Hiner. “Nos últimos quatro meses, a diretoria realizou uma busca detalhada, interna e externamente, pelo executivo mais qualificado para conduzir a Dana em sua transformação durante a próxima década. No final desse rigoroso processo, concluímos unanimemente que Mike é essa pessoa e estamos muito satisfeitos pelo fato de que ele estará se unindo a nós.”

Nos últimos cinco anos, Mike Burns, 51, conduziu uma virada na divisão européia da GM, que representa negócios de US$ 25 milhões, que resultou em ganhos de participação de mercado por meio do realinhamento do desenvolvimento de produtos, melhora da qualidade e reduções de custo significativas. Foi também um membro da Diretoria Automotiva Estratégica da GM e responsável pelo processo de qualidade da montadora em todo o mundo.

“Há muito tempo conheço e respeito as pessoas da Dana e sua dedicação em servir a indústria mundial de transporte”, diz Mike Burns. “A tradição da empresa em inovação, seu foco na tecnologia e na qualidade, sua forte cultura corporativa fizeram da Dana uma companhia líder por 100 anos. Estou empolgado por fazer parte da equipe da Dana, bem na fase em ela inicia seus próximos 100 anos. A Dana estabeleceu uma plataforma sólida para o sucesso no futuro, e eu estou ansioso por construir em cima dela, melhorando produtos e serviços para nossos clientes, bem como agregando valor para nossos acionistas.”

“A contribuição de Bill Carrol para a Dana em diversas funções nos últimos 34 anos, e especialmente nos últimos meses, foi de valor imensurável”, diz Glen Hiner. “Estamos muito gratos e desejamos a ele tudo de melhor”, complementa.

Antes de presidir a GM-Europa, Mike Burns, que começou sua carreira como um estudante colaborador na GM em 1970, exerceu cargos de crescente responsabilidade na montadora. Entre 1991 e 1994 foi presidente da unidade Body Electronics da Delco Electronics; de 1994 a 1996 conduziu à divisão Harrison Therma da Delphi Automotive; de 1996 a 1998 conduziu uma virada na divisão Delco Electronics, que representa negócios de US$ 5,5 bilhões, que tornou-se parte da Delphi Automotive Systems. Nos anos anteriores, exerceu várias posições de gerência nas operações, análise financeira e vendas.

Nascido em Monticello, Indiana, Mike Burns recebeu um B.S. em Engenharia Mecânica na Universidade de Kettering e um M.B.A. da Escola de Finanças de Wharton, na Universidade da Pensilvânia.