DANA FECHA DOIS ACORDOS PARA CRESCER EM MERCADOS EMERGENTES

Empresa aumenta participação em operações baseadas na China e na Índia

A Dana Incorporated (NYSE: DAN) anunciou hoje ter concluído duas transações que melhorarão seu posicionamento para crescimento futuro nos mercados emergentes da China e Índia.

A Dana aumentou para 50” a sua participação na Dongfeng Dana Axle Co., Ltd. (DDAC), joint venture de eixos para veículos comerciais sediada na China. Além disso, adquiriu o negócio de eixos para veículos comerciais da Axles India Ltd. (AIL).

A Dana adquiriu da Dongfeng Motor Co., Ltd (DFL) participação adicional de 46” na DDAC, ficando com metade da sociedade. Pagou US” 124 milhões à DFL, sendo que um acordo de incentivo de vendas poderia aumentar a contraprestação da Dana em até US” 20 milhões, caso sejam atingidas as metas de rentabilidade especificadas. A DDAC registrou faturamento de cerca de US” 1 bilhão em 2010, sustentado pelo forte desempenho dos mercados de caminhões e ônibus e particularmente de seu principal cliente, a Dongfeng Motor Co., Ltd.

“Estamos animados com o forte e continuado desempenho dos mercados de caminhões e ônibus na China, e de nossa parceira Dongfeng, e ansiosos pelo fortalecimento de nossas relações,” comentou o presidente e CEO da Dana, Roger J. Wood. “Este é outro passo importante na nossa busca permanente por oportunidades no mercado chinês e expansão global”.

Sediada em Xiangyang, Província de Hubei, a DDAC é a principal fornecedora de eixos diferenciais para caminhões da Dongfeng Motor Co. Ltd. Formada originalmente em 2005, a DDAC oferece hoje uma gama completa de eixos para caminhões no mercado chinês, incluindo eixos de transmissão, de direção, em tandem, e de redução de cubo de roda para caminhões leves, médios e pesados, bem como ônibus.

Com o aumento da participação da Dana na joint venture, a DDAC se tornará sua maior base de manufatura de eixos no exterior.

A experiência de manufatura da Dana na China remonta a 1991. Além de atender a DDAC, a Dana fabrica no país eixos diferenciais, eixos cardan e transmissões para veículos fora-de-estrada, eixos cardan para veículos comerciais, eixos diferenciais e eixos cardan para veículos leves, e produtos térmicos.

Em maio, a Dana inovou com um centro técnico em Wuxi, Jiangsu, China. A unidade fornecerá engenharia avançada de produtos e aplicações por meio de pesquisa, projeto, desenvolvimento e testes de produtos de driveline, vedação e térmicos, inclusive resfriadores de bateria para veículos elétricos. O centro deverá estar totalmente operacional até o final de 2011.

Na Índia, a Dana adquiriu as operações de manufatura e montagem final de caixa de diferencial do negócio de eixos para veículos comerciais da AIL. (A caixa do diferencial inclui pinhão, coroa, trava do diferencial, mancais, bomba de lubrificante e garfo dentro da carcaça do diferencial). A Dana também assumiu responsabilidade pelo marketing, vendas e engenharia desses eixos para veículos médios e pesados.

Os principais clientes desse negócio são Ashok Leyland e Mahindra ” Mahindra. Espera-se que o investimento de US” 13 milhões da Dana nessa transação gere aproximadamente US” 50 milhões de receitas anuais. AIL, joint venture entre a Dana e duas empresas sediadas na Índia, continuará fabricando caixas de diferencial para a Dana e outros clientes.

“Essa transação estenderá ainda mais as nossas capacidades e operações em outro mercado de rápido crescimento”, disse Wood. “A reconhecida liderança da Dana em manufatura e engenharia será uma vantagem fundamental para o crescimento desses dois negócios”.

A presença industrial da Dana na Índia começou em 1965 e hoje inclui a fabricação de eixos diferenciais e cardan para os mercados de veículos automotivos, comerciais e fora-de-estrada. Além disso, a Dana tem condições de fabricar produtos de vedação na região.