Dana equipa plataforma mundial de picapes da Toyota

A Dana iniciou o fornecimento de uma série de componentes para as novas versões das picapes Toyota Tacoma (EUA) e HiLux (América do Sul e África), ambas baseadas na mesma plataforma.

Para a Tacoma, a Dana produz o chassi e cardans. Para a versão sul-americana da Toyota HiLux, o chassi e o conjunto diferencial do eixo traseiro (center section). Já para a HiLux fabricada na África do Sul, fornece o conjunto diferencial traseiro e os cardans.

Esta é a primeira vez que a Dana encarrega-se da montagem completa do chassi em sua fábrica de Buenos Aires, Argentina. Desde a geração anterior, a Dana é a responsável pela manufatura, montagem e fornecimento just-in-time do chassi completo na América do Norte.

Fornecerá ainda cardans dianteiros e traseiros para todos os modelos de ambos os veículos. “Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de equipar estes dois veículos e fortalecer nosso relacionamento com a Toyota”, disse o presidente e CEO da Dana, Michael J. Burns. “A abrangência da Dana nos permite dar suporte às necessidades da Toyota em todo o mundo, com nossas operações regionais”, declara Burns.

A produção ocorrerá em diversas fábricas da Dana e suas subsidiárias, incluindo Stockton e Gordonsville (EUA), Buenos Aires (Argentina), Gravataí e Sorocaba (Brasil), Valença (Venezuela) e Uitenhage (África do Sul).

“Por mais de uma década, a Dana tem valorizado sua parceria como fornecedor com a Toyota,” disse Mike Laisure, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana. “Nossa habilidade em fornecer conjuntos flexíveis e avançados que atendem as necessidades da Toyota global fez da Dana um parceiro natural para este programa”, conclui o executivo.

Na América do Norte, a Dana ainda produz trocadores de calor que equipam o conjunto do radiador das picapes Tacoma e HiLux.