Aqui tem Dana: Prêmio Exportação ADVB/RS 2014

A Dana conquistou novamente o Prêmio Exportação RS 2014, concedido anualmente pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), na categoria Trajetória Exportadora Master. A empresa se destacou entre as companhias gaúchas e brasileiras no fornecimento dos produtos fabricados no País para o mercado externo com destaque para países da América do Sul, América do Norte e Ásia, entre outros.

Para Raul Germany, Country Manager da Dana para as operações no Brasil, este reconhecimento é muito importante pois atesta os recursos alocados pela companhia para se manter competitiva local e internacionalmente. “Exportar é uma questão de princípio. Mas o cenário cambial na região é adverso há vários anos e embora concentremos esforços na excelência de manufatura, otimização de custos e busca por ganhos de escala, não é possível fazer o offset de todos os fatores adversos, o que segue diminuindo a competitividade, e não somente a nossa, mas das indústrias brasileiras como um todo”, explica o executivo.

Segundo Germany, apesar do cenário desafiador há anos, a Dana reconhece a exportação como forma de melhor balancear os negócios e evitar a dependência de um único mercado. Entretanto, são necessárias mudanças mais profundas para viabilizar a necessária internacionalização dos negócios: “Não podemos depender de incentivos pontuais do Governo para a retomada da competitividade. Para irmos além dos mercados locais, precisamos de mudanças mais duradouras e profundas, como as tão necessárias como pendentes reformas tributárias e de uma desoneração da cadeia que vá além da folha de pagamento, que apesar de muito bem vinda, não resolve estas questões profundas em sua totalidade, impedindo um movimento sustentável. Algumas ações necessárias para reduzir o “custo Brasil” são a melhoria da infraestrutura da logística interna, maior agilidade dos portos, com funcionamento 24 horas, e simplificação dos processos aduaneiros, entre outros aspectos”

A Dana é líder mundial no fornecimento de produtos de driveline (eixos, cardans e componentes de suspensão), tecnologias de energia (produtos de vedação e gerenciamento térmico), e peças originais de reposição para os fabricantes de veículos leves e pesados. Os clientes da empresa incluem praticamente todos os grandes fabricantes de veículos no mercado global, automóveis comerciais e fora de estrada. Com sede em Maumee, Ohio, a Dana emprega aproximadamente 25.000 pessoas, em 26 países, e obteve vendas em 2013 de aproximadamente US$ 6,8 bilhões.

O Prêmio Exportação RS, em sua 42º edição, destaca e reconhece as empresas que tiveram melhor desempenho no mercado internacional, com o objetivo de estimular as estratégias em busca do crescimento econômico nacional. Na categoria Trajetória Exportadora Master foi avaliado o desempenho das maiores empresas exportadoras do Rio Grande do Sul.