DANA 100 ANOS: Conheça um pouco da história do Auburn 1928

Como parte dos diversos programas culturais desenvolvidos pela Dana, há alguns anos foi estabelecida uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra. Essa união oferece importante suporte a um dos principais acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de modelos. O Canal Dana traz semanalmente um pouco desse incrível acervo. O modelo de hoje é o Auburn 1928.

A marca, muito conhecida pelos amantes de automóveis mas não pelo público em geral, foi produzida entre os anos de 1900 e 1936. Especificamente em 1928, a Auburn contava com os modelos 6-66, 8-77 e o 8-88, disponível com chassi mais longo (136 polegadas de distância entre os eixos). A nomenclatura usada correspondia à potência do motor de cada modelo. Durante este ano, a linha da Auburn foi remodelada e ganhou nova nomenclatura, passando a se chamar 76 (seis cilindros), 88 (oito cilindros) e 115 (também de oito cilindros). Entre os itens opcionais dos modelos de 1928 estavam as rodas raiadas, no lugar das tradicionais rodas de madeira, muito usadas na época.

O carro do Museu da Tecnologia é um modelo 6-66 sedan, com carroceria fechada e quatro portas. O veículo é equipado com motor de seis cilindros em linha, com 66 hp de potência, câmbio manual de três velocidades e tração traseira.

Clique aqui e veja fotos do Auburn 1928.

A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.