DANA 100 ANOS: Conheça detalhes do Dodge Le Baron

Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. Hoje, o Canal Dana conta detalhes de um dos modelos expostos no museu, o Dodge Le Baron 1979.

Lançado em novembro de 1978 (como modelo 1979), o Dodge Le Baron surgiu para ser um dos mais sofisticados veículos da marca, juntamente com o Magnum e o Charger. O modelo possuía desenho diferenciado, com quatro faróis redondos, teto de vinil inteiriço e era equipado com direção hidráulica, calotas integrais em aço inox, vidros verdes, bancos altos individuais reclináveis, toca-fitas com antena elétrica e câmbio manual de quatro marchas. Entre os opcionais, contava com transmissão automática, ar-condicionado e pintura metálica.

Um dos destaques do veículo era o motor V8 de 318″ (5.212 cm³ de cilindrada) e potência de 190 cv. O sistema de suspensão possuía braços triangulares, na dianteira, e feixe de molas, na traseira. Os freios eram a disco na frente e a tambor atrás. Assim como o Dodge Magnum, o Le Baron contava com forração especial que isolava o ruído externo, aumentando o conforto para os ocupantes.

O carro do Museu da Tecnologia é um Dodge Le Baron 1979 prata com teto preto. Para ver as fotos do veículo clique aqui.

A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.