DANA 100 ANOS: Cadillac Fleetwood 1959, símbolo da opulência americana

Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. O Canal Dana mostra hoje um dos modelos pertencentes ao museu, um Cadillac Fleetwood 1959, com linhas que simbolizam o exagero e a opulência da indústria automobilística americana. O modelo foi muito utilizado em filmes. Era um Cadillac 1959, por exemplo, a perua do filme “Os caça-fantasmas”.

O carro do Museu da Tecnologia pertence à série 60 Fleetwood, disponível apenas com carroceria de quatro portas e sem coluna, com seis lugares. Todos os carros dessa série possuem as rodas traseiras cobertas e vinham com vários itens de série, como freios assistidos (servo-freio), direção hidráulica, transmissão automática e lavadores de pára-brisa. Entre os opcionais, destaque para o rádio com controle remoto, sistema de regulagem automática da altura do farol alto (E-Z-Autronic) e suspensão a ar. Havia até mesmo um curioso sistema de controle do rádio pelo pé.

Veja fotos e saiba mais detalhes sobre o Cadillac Fleetwood 1959 clicando aqui.

A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.