AQUI TEM DANA – VIVENDO COM EQUILÍBRIO: Hábitos alimentares

As nutricionistas Simone Perocchin de Souza e Caroline Isoppo de Souza, do Departamento de Nutrição e Dietética do HED, dão as dicas para uma vida mais saudável e com menos riscos de doenças:

– Modere o consumo de sal e de alimentos conservados em sal (enlatados,picles, etc) – especialmente durante a infância – e sempre que possível utilize temperos naturais;

– Evite alimentos e bebidas muito quentes (chimarrão, chás, café, etc);

– Limite o consumo de gorduras de origem animal; prefira óleos vegetais;

– Evite carnes defumadas e/ou assadas em chama direta (churrasco) -> carvão/fumaça -> pois o alcatrão gerado da queima destes tem ação carcinogênica;

– Evite carnes conservadas ou curadas (salsichas, presuntos, salames,…) pois são ricas em nitritos nitrosaminas (originadas no estômago) e também tem ação carcinogênica;

– Prefira métodos de cozimento com baixas temperaturas: vapor, pochê, guisado, fervura, ensopado, assado ou cozido;

– Aumente o consumo de alimentos em fibras (alimentos integrais, frutas e verduras), consumindo pelos menos 400g de frutas/verduras diariamente;

– Evite bebidas alcoólicas (se consumir, não exceda 2 doses/dia);

– Evite o fumo.