AQUI TEM DANA: Poli/USP organiza palestras sobre setor automotivo para estudantes

Objetivo é mostrar aos futuros engenheiros as oportunidades de trabalho oferecidas pelo setor de autopeças

Nos últimos anos, muito se tem dito sobre a redução da importância dos engenheiros nas montadoras brasileiras, pois a definição de centros de engenharia mundiais na Europa, Ásia e Estados Unidos teriam colocado a engenharia do Brasil em posição secundária. Essa “verdade” é parcial e os fatos comprovam que os brasileiros têm encontrado oportunidades para desenvolver projetos de alcance global. Para reforçar essa visão, a Poli/USP decidiu organizar palestras com profissionais de renome do setor automotivo brasileiro.

Para o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP, prof. Dr. Ronaldo Salvagni, o Brasil tem desenvolvimento local e o engenheiro é preparado para fazer projetos, usar seus conhecimentos técnicos e exercer sua criatividade. “Os veículos Meriva, Celta e EcoSport são alguns dos projetos brasileiros, com qualidade internacional. Os sistemistas, segmento que congrega as empresas de autopeças e de suporte, como usinagens, injetoras de plástico, estamparias etc, são mais do que parceiros, são co-realizadores”, enfatiza o professor.

Hugo Ferreira, presidente da Dana América do Sul, ministrará, no dia 20 de outubro, a palestra “Realização Profissional e Perspectivas de Atuação no Setor Automotivo”, para os alunos do curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). O objetivo é apresentar as possibilidades de trabalho no mercado automotivo e demostrar que o Brasil possui alto índice de desenvolvimento local, desfazendo a impressão, para os alunos de Engenharia, de que o País apenas fabrica componentes projetados no exterior.

Reconhecida como benchmarking company e única empresa do segmento de autopeças a receber o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), a Dana atua em diversas áreas do setor automotivo, com fornecimento de sistemas e componentes para as montadoras e mercado de reposição. “Como sistemista, nossa empresa possui um bom material para mostrar aos alunos como a engenharia brasileira tem contribuído para a indústria automobilística mundial”, afirma Hugo Ferreira.

Hugo Ferreira

Formado em Engenharia Mecânica em 1962 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hugo Ferreira é presidente da Dana América do Sul, membro do Comitê Operativo Mundial da Dana Corporation e presidente do Conselho de Administração da Dana Albarus S.A.. Trabalha na empresa desde 1962 e exerceu diversas posições em manufatura e administração. Em 1983, tornou-se diretor-presidente da Albarus S.A e, em 1994, foi nomeado vice-presidente da Dana Mercosul, presidente do Conselho de Administração de Albarus e presidente da Dana Brasil. Em 1995, foi transferido para os Estados Unidos como vice-presidente de Grupo para Produtos de Motor da Dana Corporation. Em 1997, tornou-se membro do Comitê Operativo Mundial e, no ano seguinte, foi promovido ao seu cargo atual, retornando ao Brasil.

Palestra: Realização Profissional e Perspectivas de Atuação no Setor Automotivo
Data: 20 de outubro de 2004
Horário: das 11h30 às 12h30
Local: Escola Politécnica da USP – Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica
Av. Prof. Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária – São Paulo – SP