Aqui tem Dana: Módulos e componentes para o novo Dodge Nitro 2007, com manufatura e cadeia de suprimentos gerenciados por meio do exclusivo Lean ERP desenvolvido no Brasil

A Dana começou a fornecer a solução de tração – incluindo cardans dianteiros e traseiros e módulos dianteiros de suspensão – para o Dodge Nitro 2007, da DaimlerChrysler.

“A Dana está satisfeita por fornecer estas tecnologias principais para um veículo tão empolgante quanto o Dodge Nitro 2007”, disse Michael Burns, presidente e CEO da Dana. “Por meio do fornecimento de módulos, podemos aumentar a produção do cliente e reduzir a complexidade dos componentes”.

Os cardans dianteiros e traseiros da série Life reduzem o ruído, a vibração e o desconforto e ajudam a melhorar a performance do veículo em caso de colisão. O cardan dianteiro de aço utiliza solda por arco magnético e cruzetas centralizadas com precisão e sem folgas. O cardan traseiro, de alumínio, apresenta um projeto de deslizamento com entalhado de alta precisão conformado em tubos e inclui cruzetas centralizadas e sem folga em ambas as extremidades.

As tecnologias de solda asseguram a orientação precisa do componente, melhorando substancialmente as características iniciais de equilíbrio do cardan. As cruzetas eliminam a folga indesejada e garantem desempenho dinâmico mais suave e de alta velocidade.

O lançamento dos cardans da série Life em uma plataforma automotiva representa uma extensão global desta linha de produto. No próximo ano, a Dana planeja oferecer cardans desta série para montadoras em seis países (Austrália, México, Espanha, Tailândia, Reino Unido e Estados Unidos) em quatro continentes.

Os módulos dianteiros da suspensão também usam a tecnologia de eixos Dana e serão montados na operação de eixos em Toledo, Ohio, nos EUA. Os módulos dianteiros para o Dodge Nitro 2007 são montados em várias configurações – 4×2 e 4×4, gasolina e diesel – e dispostos em seqüência, junto com eixos traseiros e cardans dianteiros e traseiros, para entrega just-in-time. O Grupo Chrysler recebe um conjunto que representa componentes de 19 fornecedores.

Os módulos são montados em ciclos de 1 minuto para atender as exigências de entrega just-in-time com base nas programações comunicadas pela Chrysler por meio do exclusivo sistema Lean ERP da Dana, desenvolvido no Brasil em 1998 para a gestão de manufatura e cadeia de suprimentos da operação do Rolling Chassis fornecido para a Chrysler em Campo Largo. O sistema já está em uso na operação da GM na Austrália, a Holden.

Além da solução de tração e módulos, a Dana também fornece juntas de escapamento, buchas e arruelas para o motor 4.0 (de série do Dodge Nitro 2007), e tampa de cabeçote e anéis de compressão para o motor 3.7 (opcional).