AQUI TEM DANA: Fittipaldi FD 04 é o segundo modelo brasileiro de Fórmula 1 restaurado pela Dana

Após seis meses de pesquisas e um minucioso trabalho de recuperação de componentes e sistemas, a Dana apresenta hoje, em São Paulo, o Fittipaldi FD 04 completamente restaurado. O modelo, pilotado por Emerson Fittipaldi na temporada de 1977, é o segundo veículo da única equipe brasileira de Fórmula 1 recuperado pela Dana, como parte do programa de restauração dos ícones da mobilidade brasileira.

Depois de restaurar o Fittipaldi FD 01, no ano passado, a Dana decidiu ampliar o projeto e recuperar também o FD 04, primeiro carro da equipe brasileira pilotado pelo bicampeão mundial Emerson Fittipaldi. Projetado pelo engenheiro Ricardo Divila, o FD 04 foi feito especificamente para Emerson.

O evento em São Paulo, que contará com a presença de Emerson e Wilsinho, vai marcar também o lançamento do livro “Fitti-1 – O Fórmula 1 brasileiro – Reescrevendo a história”, escrito pelo jornalista Lemyr Martins. A obra retrata a saga da equipe Fittipaldi e reconta – com base em fatos – como foi a criação do primeiro carro brasileiro a competir na principal categoria do automobilismo mundial.

Com 151 páginas e repleto de fotos, o livro também conta em detalhes todo o processo de reconstituição do FD-01, ou Fitti-1, retratando como os colaboradores da Dana rodaram o mundo atrás de componentes e fragmentos para refazer com toda a autenticidade o quebra-cabeça de 6 mil peças de um Fórmula 1.

Para saber tudo sobre a recuperação dos carros da equipe Fittipaldi pela Dana e ver diversas fotos, vídeos e reportagens sobre o projeto visite www.dana.com.br/fittipaldif1.