Arquivos da Categoria: Entrevista

“Em 2023, vamos ter carro elétrico compartilhado”

O Estado de S. Paulo   Rodnei Bernardino trabalha no setor financeiro há 23 anos. O que pouca gente sabe é que um dos primeiros empregos do estatístico foi na Pirelli. Talvez isso ajude a explicar sua paixão por soluções de mobilidade, sobre as quais ele fala com entusiasmo. Desde 2013 no comando da área… Leia mais »

“Cresceu a oferta de crédito para a compra de motos”

O Estado de S. Paulo   Marcos Fermanian é presidente da Abraciclo desde 2012. O economista está no quinto mandato consecutivo à frente da associação que reúne as fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas e bicicletas instaladas no Brasil. Ele ingressou no setor em 1987, quando passou a trabalhar na Honda – atualmente, é o presidente… Leia mais »

“Vamos ter de produzir elétricos localmente”

O Estado de S. Paulo     O economista Luiz Carlos de Moraes é um veterano quando o assunto é veículo. Ele ingressou no setor em 1978, na área contábil da Mercedes-Benz, empresa na qual trabalha há exatos 43 anos e 5 meses. Há pouco mais de uma década, virou responsável pela divisão de assuntos corporativos… Leia mais »

“Vamos fazer controle radical de emissões”

O Estado de S. Paulo   Ricardo Barion trabalha com caminhões há mais de 25 anos. O engenheiro mecânico iniciou sua carreira na Ford, em marketing e produto, e continuou na mesma área por mais 17 anos, período no qual trabalhou na Volkswagen/man. Em 2015, ingressou na Iveco, onde ocupa atualmente o posto de diretor… Leia mais »

“Até 2025, todo Toyota vai ter opção eletrificada”

O Estado de S. Paulo     “Mesmo em meio às dificuldades, iniciamos o terceiro turno na fábrica de Sorocaba. Acreditamos que a demanda vai crescer.”   “O etanol é um dos combustíveis mais limpos do mundo. Decidimos começar (a eletrificação no Brasil) pelos híbridos flex.”   Formado em Engenharia Industrial, Rafael Chang ingressou na Toyota… Leia mais »

“Temos a meta de crescer 24% em 2022”

O Estado de S. Paulo   “Não tem como não repassar a alta dos custos. Há 4 anos, o diesel representava 35% dos custos da operação. Agora, passou a 55%.”   “Temos alguns caminhões elétricos. Mas não dá para contar com eles o tempo todo, porque a recarga das baterias leva horas.”   Em 1980,… Leia mais »

“Vamos ter quatro modelos 100% elétricos no Brasil”

O Estado de S. Paulo    “A visibilidade passou a ser de curto prazo. Temos metas para janeiro e fevereiro e precisamos cumprir os compromissos.” “Ainda não dá para oferecer um SUV elétrico. Seu preço ficaria muito fora da realidade do País.”   Ricardo Gondo gosta tanto de carro que costuma sair dirigindo sem destino… Leia mais »

“O caminhão urbano a diesel vai desaparecer”

O Estado de S. Paulo   “Por enquanto, a conta não fecha. O litro do diesel custa R$ 5 no Brasil e R$ 11 na Europa. Então, lá (o elétrico) é vantajoso.” “Em cidades da China, a zona azul só é permitida para elétricos. Já há estacionamentos que não aceitam veículos a combustão.”   Sergio… Leia mais »

“Em 2025, vamos concluir os testes da célula a etanol”

O Estado de S. Paulo   “Não será preciso ligar o veículo na tomada. Para o consumidor, bastará parar no posto e encher o tanque com etanol.”   “O board no Japão mandou antecipar, de 2023 para este ano, a instalação de uma célula a etanol na fábrica de lá.”   A trajetória de Airton… Leia mais »

“O ônibus pode ser a salvação do turismo no Brasil”

O Estado de S. Paulo   “Miramos outras frentes de negócios, como as encomendas. Se a gente aumentar a receita, poderá reduzir os preços dos bilhetes”.   “A concorrência coloca o cliente em primeiro lugar, força o setor a manter os preços baixos e a oferecer um serviço de boa qualidade”.   Em junho de… Leia mais »