Volkswagen nega rumor de compra de parte da Tesla

Jornal do Carro

 

A Volkswagen negou a veracidade de um relatório de mídia que apontava que ela iria comprar uma participação na Tesla. A German Magazin estampou em suas páginas que o CEO do VW Group, Herbert Diess, queria comprar ações do fabricante norte-americano de elétricos para ter acesso ao software e à tecnologia de bateria.

 

A publicação também afirmou que Diess se encontra regularmente com o CEO da Tesla, Elon Musk. E que este último até agora rejeitou os esforços da Volks para formar uma aliança.

 

“A especulação sobre a compra de uma participação na Tesla feita pela Magazin é sem mérito”, disse um porta-voz da Volkswagen à Reuters . A revista, no entanto, citou um gerente não identificado da Volkswagen. Dizendo que “Diess entraria imediatamente se pudesse”. Segundo o relatório, a aquisição de uma participação permitiria à montadora alemã acessar a experiência tecnológica da Tesla.

 

Tal acordo, no entanto, pode encontrar oposição das famílias controladoras Piech e Porsche. Atualmente, a Tesla está avaliada em cerca de US $ 30 bilhões (aproximadamente € 27 bilhões). O que a torna muito cara, mesmo para um gigante como a Volkswagen. A empresa alemã atualmente enfrenta inúmeras multas e ações judiciais relacionadas ao Dieselgate, bem como investimentos maciços no desenvolvimento e produção de veículos elétricos. Então, investir esse dinheiro aumentaria demais suas finanças.

 

Um banqueiro próximo da VW teria dito a Magazin que Diess adoraria ter os desenvolvedores de software da Tesla, mas admite que era quase impossível justificar a compra de toda a empresa.

 

Tesla já foi até da Toyota

 

Um fabricante de automóveis importante que detém uma participação na Tesla não seria algo novo. Ao longo dos anos, o especialista em EV dos EUA foi parcialmente detido pela Toyota e pela Daimler. Ambas as montadoras acabaram vendendo suas participações depois que a empresa de Musk se tornou pública e o valor das ações aumentou significativamente. (Jornal do Carro)