Que uma organização é o resultado do trabalho das pessoas todo mundo sabe. Queremos também reconhecer aqueles que vieram antes de nós, que estabeleceram as fundações para que hoje possamos dar continuidade ao trabalho. Em paralelo, eles foram escrevendo as páginas das próprias histórias pessoais, como também fazemos agora.

São muitos amigos e amigas queridos – alguns que infelizmente já se foram – aos quais somos gratos pelo que fizeram e por novamente e generosamente compartilharem um pouco de suas histórias e conhecimento – sempre há o que aprender.

Embarque conosco nesta jornada por esta coleção rica de histórias e lembranças que nos ajudam a reviver – ou mesmo imaginar – outros tempos, reconhecendo de forma singela (mas muito bem intencionada) o muito que foi feito em condições que hoje nem conseguimos entender. Este foi o trabalho dos pioneiros, feito em outros tempos, mas que apesar de tantos anos passados, tem muito em comum com o que se faz hoje – pois embora saibamos que a tecnologia e as condições mudaram muito, falamos de pessoas trabalhando juntas, que culminam em um produto que sempre é coletivo e deixam lembranças e marcas que transcendem o trabalho em si. Boa leitura!