Relatório de Desempenho Ambiental

A Dana, através de seu Sistema de Gestão Ambiental, aplica e suporta os princípios manifestados em seus valores – a boa Cidadania Corporativa, com o derivado e necessário respeito ao meio ambiente e comunidades onde está presente – e a Melhoria Contínua, buscando aprimorar constantemente seus processos de forma a diminuir o impacto ambiental de suas operações e produtos – e mantém uma Política Ambiental alinhada com os princípios de respeito ao meio ambiente que busca a redução contínua da geração de resíduos.

Estes princípios e política são endossados pela liderança da empresa, do CEO ao Country Leader, do Gerente de Operações aos demais colaboradores, que reforçam a importância de respeitar e praticar estes princípios sempre.

Desde 1999 todas suas operações na América do Sul são certificadas pela ISO 14001 e neste momento em que a edição 2015 da norma amplia o escopo, gerando uma série de ações para comunicar aos diversos públicos o que muda na norma e como as ações que já praticamos tem papel estruturante neste sentido.

Escopo da certificação ISO 14001

Gravataí
O sistema de gestão ambiental compreende todas as atividades produtos e serviços relacionados às operações da Dana Industrias Ltda, localizada na Rua Ricardo Bruno Albarus numero 201, Distrito Industrial de Gravataí-Rio Grande do Sul – Brasil, abrangendo a fabricação de componentes forjados; componentes de juntas universais e kits, componentes de cardans, colunas de direção, buchas, componentes de borracha, termoplásticos, juntas e peças estampadas , componentes e montagem para eixos e transmissões fora de estrada, componentes para eixos e transmissões para veiculos comerciais, protetores de calor, usinagem de engrenagens e componentes para suspensão, Juntas Homocinéticas e demais atividades e processos que compõe o site de Gravataí o qual possui 360.000 m2 sendo 134.182 m2 de área construída.

Sorocaba
O sistema de gestão ambiental compreende todas as atividades produtos e serviços relacionados às operações da Dana Industrias Ltda, localizada na Avenida Fernando Stecca, 780, Iporanga Sorocaba-SP, abrangendo o projeto, desenvolvimento e fabricação de eixos traseiros, eixos dianteiros e eixos de transmissão, assim com a montagem de eixos cardans, compreendendo 190.000 m² de área total e 43.800m² de área construída.

Desempenho Ambiental

Gravataí e Sorocaba
O Sistema de Gestão Ambiental Dana Brasil foi analisado criticamente pela alta direção da Dana e considerado adequado conforme a Norma ABNT NBR ISO14001: 2015, atendendo as necessidades do negócio.

A atualização das certificações de acordo com a nova versão da Norma ABNT NBR ISO14001: 2015 das operações de Gravataí ocorre a partir de janeiro de 2017.

Em 2016 reciclamos e tratamos 94,5 % em Gravataí e 95,8 % em Sorocaba de todos resíduos gerados em nossos processos, atendendo a meta global de redução contínua do envio de resíduos para aterros.

Foi implementado um inovador programa de fertirrigação, que promove o reuso de 100% de todos os efluentes gerados, os quais após tratamentos primário, secundário e terciário na Estação de Tratamento de Efluentes, são aplicados como macro nutrientes para vegetação rasteira, eliminando assim o lançamento de água tratada para o Rio Gravataí e contribuindo com o aquífero.

Reforçando o compromisso com o uso sustentável de recursos naturais, diversas ações foram tomadas visando a redução do consumo de energia elétrica: substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, instalação de iluminação natural, remoção de vazamentos nas linhas de ar comprimido, eliminação de processos de aquecimento, aquisição de motores elétricos mais eficientes, instalação de circuitos independentes de iluminação da área fabril em Sorocaba para desligamento específico de processos que não estejam operando, entre outras ações.

Visando o uso sustentável de água, foi implementado o monitoramento diário de consumo por área, visando identificar desperdícios e agilizar a tomadas de ações. Estão sendo instalados sistemas de coleta da água da chuva, redutores de vazão nas torneiras em sanitários e um sistema para reuso de águas de enxágue do processo de pintura de produtos fora-de-estrada, um projeto selecionado entre as 20 melhores práticas ambientais da Dana no mundo.

Um novo refeitório
O compromisso com a Proteção Ambiental pode ser observado também na construção do recentemente inaugurado novo refeitório em Gravataí, que adotou uma série de conceitos de sustentabilidade já desde a fase de projeto, incluindo:

  • Ampla fachada de vidro valorizando a Iluminação natural;
  • Uso de lâmpadas de LED;
  • Sistema complementar de refrigeração natural (ar frio empurra o ar quente), reduzindo consumo de ar condicionado;
  • Equipamento de ar condicionado mais eficiente com uso de inversor de frequência;
  • Aquecimento da água com uso de energia solar;
  • Cisterna para captação de água da chuva;

Reconhecimento Constante
Seguindo o caminho do inovador projeto de reciclagem de borracha em Gravatai que foi reconhecido em 2015 pelo Prêmio Benchmarking Ambiental Brasil – promovido pelo Instituto Benchmarking Brasil – em 2016 um projeto de Zero Efluentes implementado em Gravataí foi reconhecido e premiado publicamente, chegando aos Top 5 entre 140 projetos no ranking.

O mesmo projeto obteve também duplo reconhecimento da Câmara de Vereadores de Gravataí/RS com o Prêmio promotor da Paz (Categoria Meio Ambiente) e o Selo Ambiental, que também reconheceu o projeto de Reciclagem de Borracha em 2016.

Para mais informações sobre nossos projetos ambientais visite nosso site em http://dana.com.br/social/category/nossos-projetos/meio-ambiente/