Kinsol vai investir R$ 150 milhões em mil eletropostos

O Estado de S. Paulo/Mobilidade 

 

Um investimento de R$ 150 milhões em infraestrutura de recarga está prestes a ser injetado na capital paulista e nas principais cidades do entorno. É o que promete a Kinsol – empresa de soluções renováveis que atua nos setores de energia solar e mobilidade elétrica. Até o fim de 2025, ela pretende inaugurar mil eletropostos rápidos, de 60 kW de potência.

 

A estratégia de restringir as instalações dos equipamentos apenas nos municípios ao redor de São Paulo tem os objetivos de impulsionar o ecossistema no local onde mais se vende veículos elétricos no País, ganhar mercado e, em seguida, seguir com os investimentos nos demais Estados. Com 350 franqueados espalhados pelo Brasil, a companhia acredita na capilaridade para alavancar a infraestrutura nacional.

 

“Queremos imprimir uma velocidade que o mercado de veículos elétricos está exigindo”, diz Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol. “Se me perguntassem dois anos atrás, eu diria que a virada de chave da eletromobilidade brasileira aconteceria em cinco anos. Mas ela já chegou”, afirma.

 

Ele conta que os mil eletropostos serão divididos por lotes. Cada um terá cerca de 100 unidades, com a captação de investidores interessados em participar do modelo de negócio. Atualmente, a Kinsol está finalizando o quarto lote e o primeiro começa a ser implantado ainda em abril.

 

Um milhão em 2035

 

Os locais de instalação já estão mapeados e aprovados. “Antes de escolher as áreas, fazemos um mapa de calor para detectar onde está o maior fluxo de automóveis elétricos”, explica. O valor da recarga para os usuários será de R$ 2,50 o quilowatt/hora (kWh).

 

Os equipamentos são produzidos na fábrica da Kinsol em Vacaria (RS), com capacidade para fazer mil pontos de carga lenta (AC) e 150 de carga rápida (DC) por mês.

 

Na opinião de Crivelin, a infraestrutura está apenas engatinhando no Brasil. “Ter aproximadamente 4 mil pontos de recarga é ridículo, considerando o crescimento do mercado”, afirma o executivo.

 

Ele aponta um estudo realizado por Audi, Porsche e Raízen sobre a necessidade do número de eletropostos até 2035. “De acordo com o ritmo de expansão da mobilidade elétrica, em 2030, o ideal é contar com 250 mil unidades, saltando para um milhão em 2035”, destaca.

 

Bateria mais barata

 

O aumento nas vendas tende a crescer na medida em que os preços dos automóveis caírem. “A bateria representa 70% do custo de um modelo e ela recebe 35% de lítio em sua composição. A boa notícia é que o preço do lítio se encontra em queda livre, favorecendo também a redução do valor do carro”, salienta.

 

O executivo se apoia no balanço da BloombergNF, agência de dados e tecnologia para o mercado financeiro. De acordo com a empresa, o preço do lítio caiu 89% desde 2010.

 

Naquele ano, ele custava US$ 1.183/kWh. Em 2020, era de US$ 135/kWh e, no ano passado, chegou a US$ 30/kWh. A previsão de 2024 é US$ 16 kWh, podendo atingir US$ 7 no próximo ano. “Mesmo assim, ainda não é viável produzir bateria no Brasil”, atesta.

 

Para Crivelin, o Brasil vive uma posição privilegiada na transição energética devido à sua energia limpa e renovável. “Quando conseguirmos ganhar escala nas vendas, os preços dos veículos serão mais acessíveis e o mercado crescerá”, acredita.

 

Ele observa que a rede de infraestrutura de recarga é vital para o avanço da eletromobilidade. “A Noruega, por exemplo, tem 87% de sua frota de veículos elétricos, mas o país é menor que o Rio de Janeiro. Aqui, precisamos de muitos eletropostos para atender à demanda”, conclui. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Mario Sérgio Venditti)