Chile fecha trimestre com queda de venda de ônibus e caminhões

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado chileno de veículos comerciais manteve o ritmo de queda de vendas no primeiro trimestre deste ano, com 3.306 unidades comercializadas, 20,4% abaixo das 4.156 unidades do mesmo período de 2023. De acordo com a ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), foram 2.735 caminhões e 571 ônibus, o menor dos últimos três anos.

 

No segmento de caminhões, a retração foi de 12,9%, em comparação com os 3.140 veículos vendidos de janeiro a março de 2023. Em ônibus, foram registradas 571 unidades, com queda de 43,8% em relação aos 1.016 veículos em igual período do ano passado.

 

A ANAC considerou que a queda de vendas é consequência da retração dos investimentos das empresas e da baixa liquidez dos consumidores.

 

Em caminhões, a Mercedes-Benz foi a líder de vendas acumuladas no trimestre, com 473 veículos e 17,3% do mercado, seguida pela Volvo, com 291 e 10,9% e pela Volkswagen, com 255 e 9,3% de participação. Na quarta posição classificou-se a Chevrolet, com 240 e 8,8%, seguida pela Scania, com 218 veículos e 8,0% do mercado.

 

No segmento leve, a liderança pertenceu à Fuso, com 51 veículos e 17,8% de participação, à frente da JAC e Foton, com igual total de 45 veículos e 15,7%. No segmento médio, a Chevrolet foi a marcada preferida, com 170 veículos e 23,0%, e na categoria de pesados, a Mercedes-Benz comandou, com 428 veículos e 25,1% de participação.

 

Na disputa pelo mercado de ônibus, a Yutong manteve a posição de líder, como total de 250 unidades e 43,8% do mercado, seguida pela Mercedes-Benz, com 102 veículos e 17,9%, e pela Scania com 69 unidades e 12,1%. A Volvo ficou em quarto lugar, com 47 ônibus e 8,2%, com a chinesa Zhogtong na quinta colocação, com 24 veículos e 4,2% do mercado. (Truck & Bus Builder América do Sul)