Câmbio manual: troca o óleo ou não?

AutoPapo

 

Câmbio manual: troca ou não troca o óleo? Toda vez que se toca nesse assunto é uma celeuma. Por quê? Nós já explicamos aqui no AutoPapo que o óleo do câmbio manual dificilmente tem que ser substituído. A maioria das montadoras diz o que? Que não precisa de trocar esse óleo.

 

Mas o pessoal diz: “como assim? Eu tenho que trocar o óleo do motor cada 10 mil quilômetros ou um ano, e não tem que trocar o do câmbio nunca? Vai andar 300 mil quilômetros, por quê?”

 

A explicação é simples: o óleo do motor é sujeito a um esforço terrível. Ele é que fica encarregado de eliminar o atrito entre pistão e cilindro, entre as bronzinas e o eixo virabrequim e suporta temperaturas de centenas de graus centígrados da combustão logo acima do pistão. Então esse óleo, ele se deteriora rapidamente.

 

O óleo do câmbio manual também esquenta por causa do atrito entre as engrenagens. Porém é um esforço muitas vezes menor. E por isso várias montadoras dizem: o óleo da caixa de marchas manual dura tanto quanto o carro. Algumas recomendam a troca em quilometragens muito elevadas.

 

O que se tem que fazer necessariamente no câmbio manual é conferir o nível. Porque vazamento todas estão sujeitas a isso. Então baixou o nível? Completa. Trocar o óleo? Confira no manual do proprietário.

 

Há vários motoristas que mesmo com o manual dizendo não tem que trocar, o mecânico às vezes insiste: “mas doutor, seu carro já andou 100 mil quilômetros, vamos trocar o óleo?” Tá bom, troca o óleo, mal não faz.

 

Porém, a rigor, você tem que procurar a recomendação da fábrica. Se ela diz que não precisa, não precisa! (AutoPapo/Boris Feldman)