Com a volta da Honda, retomada total das fábricas de automóveis

AutoIndústria

 

Apesar de a maioria estar operando em um turno e com produção reduzida, o retorno das atividades da Honda em suas duas fábricas do interior paulista marcará a retomada de todas as fabricantes de automóveis no País. A maioria tinha paralisado atividades na segunda quinzena de março por causa da pandemia da Covid-19 e a volta foi se dando gradativamente a partir de maio.

 

A princípio a Honda voltaria no dia 25 de junho, mas optou por esticar a paralisação até esta semana sem informar os motivos. Na época, revelou apenas que já estavam previstas férias coletivas no período de 29 de junho a 18 de julho para a instalação de novos maquinários e que até 25 de junho estava em vigência acordo de suspensão do contrato de trabalho, nos termos da medida provisória 936.

 

A fabricante japonesa já tinha retomado a produção de componentes de motores, para atendimento a negócios na área de exportação, mas a fabricação de automóveis só será retomada agora. Atualmente, só as fábricas de São Bernardo do Campo, SP, da Mercedes-Benz e da Volkswagen estão operando em dois turnos. As demais trabalham em um único turno, o que também ocorrerá nas plantas da Honda de Sumaré e Indaiatuba.

 

Suas linhas de produção serão reativadas gradualmente com todos os novos protocolos de saúde e segurança. Dentre os diversos procedimentos, estão previstas avaliação de saúde com medição de temperatura no acesso à fábrica, horários diferenciados e intercalados para evitar aglomerações, reorganização de espaços e distanciamento mínimo em locais como ônibus fretados, linhas de produção, refeitórios e salas de reunião. (AutoIndústria)