Versão digital do CRLV passa a estar disponível em todo país

Frota & Cia

 

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), mais conhecido como documento do veículo, já está disponível em todo o país. Com a adesão do Pará, nesta quarta-feira (1º), todas as 27 unidades federativas agora disponibilizam aos condutores, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), os dois principais documentos de porte obrigatório no trânsito: o CRLV e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a medida é revolucionária. “Essa é uma revolução de décadas, uma verdadeira transformação digital proposta pelo Governo Federal, que vai trazer muita facilidade ao cidadão brasileiro. Assim, permitindo que ele possa ter, na palma da mão, os documentos eletrônicos com o mesmo valor jurídico dos físicos. É uma medida que desburocratiza processos e reduz custos com muita agilidade e praticidade”.

 

Atualmente, já existem 4.083.150 de CRLV digitais no Brasil. A disponibilização da versão eletrônica do documento teve início no fim de 2018. No entanto, foi intensificada em 2019, com a adesão de 15 estados. Este ano, foram mais 4 estados, além do Pará. De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 788, de 18 de junho de 2020, todo o território nacional deveria aderir ao sistema para disponibilização do CLRV-e até o dia 31 de julho de 2020.

 

A versão eletrônica do CRLV traz, além das informações do documento impresso, outros dados importantes, como a atualização sobre uma pendência de recall, por exemplo. O documento pode ser acessado mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital. Dessa forma, garantindo a autenticidade do documento. A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Detran local para obter o documento digital. (Frota & Cia/André Garcia)