Os 25 anos de mercado da Chevrolet S10

AutoIndústria

 

A Chevrolet S10 alcança importantes marcos históricos neste início de julho, quando completa 25 anos de produção no Brasil. Além de ser a picape com maior tempo de mercado, atinge o marco de 1 milhão de unidades fabricadas localmente, das quais 750 mil foram comercializadas internamente e o restante exportado. É o maior volume alcançado por um modelo do segmento no País.

 

“A longa tradição da Chevrolet em picapes é um diferencial competitivo para a S10, que possui consumidores altamente satisfeitos e cada vez mais fiéis”, comenta Hermann Mahnke, diretor de marketing da General Motors América do Sul. Ele destaca ainda a importância da ampla rede de concessionários da marca, que garante o indispensável suporte para os que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho.

 

Assim como os demais modelos disponíveis atualmente no mercado brasileiro, a S10 fechou o primeiro semestre com vendas em queda, fruto da crise de mercado decorrente das medidas de isolamento adotadas no combate à Covid-19. O modelo emplacou 9.575 unidades, 32,2% a menos do que os 14.114 licenciamentos do mesmo período do ano passado. Em junho, com 1.443 unidades, seu desempenho foi positivo em 13,9% no comparativo com maio.

 

Ao longo dos 25 anos de produção na fábrica de São José dos Campos, no interior paulista, a S10 passou por diversas evoluções estruturais, mecânicas, tecnológicas e de aparência. Atualmente é oferecida em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4×2 e 4×4). São 12 configurações ao todo.

 

Dentre os avanços tecnológicos do modelo, a GM destaca o acionamento remoto do motor, alerta de saída involuntária de faixa e direção elétrica capaz de compensar inclinação da via em longos percursos. A picape também oferece equipamentos exclusivos no segmento, dentre eles o sistema de telemática OnStar e o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração além do consumo de combustível. (AutoIndústria)