Vendas da 1ª quinzena de março escaparam da pandemia

AutoIndústria

 

Se revendedores de veículos já manifestam temor com o ritmo dos negócios a partir desta semana, não têm do que reclamar com relação à primeira quinzena de março. Pelo número de licenciamentos no período, ficou claro que a pandemia de coronavírus ainda não era a principal preocupação dos brasileiros até o último fim de semana.

 

Foram emplacados, nos primeiros quinze dias, 112,2 mil automóveis e comerciais leves, 8,3% a mais com relação ao mesmo período de fevereiro e 42,9% acima do registrado em igual período de março do ano passado, quando o feriado de carnaval prejudicou as vendas.

 

No primeiro bimestre de 2020, os licenciamentos acumulados chegaram a 376,8 mil veículos, apenas 1% abaixo dos dois primeiros meses de 2019.

 

Mercado europeu recuou 7,4% em fevereiro

 

Um quadro então bem diferente do verificado na Europa, onde o surto do coronavírus cresceu abruptamente a partir de janeiro.

 

Depois de recuarem 7,4% no primeiro mês do ano, as vendas europeias de automóveis somaram 1,07 milhão de unidades em fevereiro, 7,2% abaixo na comparação anual.

 

O desempenho acumulado até agora em 2020 já é o pior desde 2013, segundo levantamento da ACEA, a associação dos fabricantes de veículos do continente, na União Europeia, Grã-Bretanha e países da Associação Europeia de Comércio Livre.

 

A Alemanha teve recuo de 11%, na Itália a baixa é de 8,8% e na Espanha, de 6%. Os negócios no Reino Unido e na França foram, respectivamente, 2,9% e 2,7 menores. (AutoIndústria)