Dona da 99 cria fundo de US$10 milhões para apoiar motoristas com coronavírus

O Estado de S. Paulo 

 

A empresa chinesa Didi Chuxing, dona da 99, criou um fundo de US$ 10 milhões para apoiar seus motoristas e entregadores diagnosticados com o coronavírus – a medida inclui motoristas no Brasil.

 

Além dos brasileiros, o fundo apoiará os motoristas e entregadores da Didi na Austrália, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Japão e México, seguindo passos semelhantes adotados pela empresa na China.

 

À medida que os casos de vírus aumentam em todo o mundo, as empresas de serviços por aplicativos são pressionadas para cuidar de pessoas que trabalham em suas plataformas e são normalmente classificadas como trabalhadores que não possuem direito à licença médica e outros benefícios trabalhistas.

 

Procurada pelo Estado, a 99 afirmou que deve anunciar na semana que vem o valor disponibilizado para os motoristas brasileiros, bem como o processo para recebimento do benefício. A empresa não falou por quanto tempo o programa durará.

 

“A saúde de nossos parceiros e passageiros é a nossa principal prioridade e esperamos que este fundo os ajude a protegê-los e a proteger a segurança desta plataforma”, disse o presidente da Didi, Jean Liu, em comunicado.

 

A principal rival da Didi, Uber, disse no sábado que oferecerá indenizações a motoristas e entregadores diagnosticados com o coronavírus ou colocados em quarentena por até 14 dias. (O Estado de S. Paulo/Reuter/Bruno Romani)