Tesla tem dez anos a mais de experiência com elétricos, diz VW

Notícias Automotivas/Portal Exame

 

Para um executivo da Volkswagen, a Tesla está na vanguarda do setor automotivo e tem dez anos a mais de expertise do que outras montadoras. “A Tesla é uma montadora impressionante. É motivador para nós. A Tesla tem dez anos a mais de experiência. Mas somos muito rápidos em nos atualizar”, disse Thomas Ulbrich, membro do conselho de eletromobilidade da Volkswagen.

 

A fabricante de Elon Musk vem crescendo exponencialmente. Há pouco tempo, a empresa atingiu a marca de um milhão de carros produzidos desde o seu surgimento em 2003. O primeiro carro lançado pela Tesla foi o Roadster, há cerca de 12 anos. O valor de mercado da companhia também é gigante (100 bilhões de dólares) e passa, por exemplo, o da Ford.

 

Um grande diferencial da Tesla em relação às outras montadoras é que a fabricante de Musk só produz veículos totalmente elétricos.

 

No mês de janeiro, a marca havia anunciado um objetivo de produzir e enviar mais 500 mil carros para diversos países ainda este ano. No entanto, com o avanço do novo coronavírus, esse número pode cair para cerca de 400 mil. Algumas fábricas foram afetadas com a disseminação do vírus.

 

A Volkswagen está atenta às inovações do setor e vem se adaptando. A alemã trabalha agora os carros da próxima geração, onde não teremos mais acidentes. “Queremos não ter mais acidentes até 2050”, disse Michael Jost, chefe de estratégia da Volkswagen. Para isso, eles acreditam que os veículos do futuro terão sensores, processadores e softwares.

 

De acordo com Jost, o novo carro elétrico da marca, ID:3, receberá um sistema operacional, que irá receber atualizações constantes com ajuda de algoritmos para reduzir acidentes. Thomas Ulbrich disse que o sistema passa agora por um aprimoramento, antes de chegar às ruas. “Ainda não estamos 100%. É normal que ainda haja tarefas técnicas a serem realizadas antes do lançamento no mercado”, afirmou. (Notícias Automotivas/Portal Exame/Darlan Helder)