Montadoras do Vale do Paraíba realizam ações de prevenção ao coronavírus

O Vale

 

Empresas do Vale do Paraíba estão adotando medidas preventivas e de orientações aos funcionários para evitar a disseminação do novo coronavírus em fábricas e unidades administrativas.

 

Por enquanto, a epidemia que começou na China e se alastra por 76 países afetou a produção na LG Electronics, em Taubaté, que concedeu férias coletivas a 200 trabalhadores por falta de peças para a produção de celulares.

 

Nas demais grandes empresas da região, como montadoras e na Embraer, ainda não houve impacto na produção, risco que não está descartado.

 

O novo coronavírus já infectado 92.130 pessoas no mundo, com 3.128 mortes. A China registra 80.151 casos e 2.943 mortes.

 

Países como Coreia do Sul, Irã e Itália estão entre os de maior concentração de casos confirmados e mortes.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem dois casos confirmados, ambos em São Paulo e de pessoas que viajaram à Itália. Há ainda 433 casos suspeitos.

 

A montadora chinesa Caoa Chery, que tem fábrica em Jacareí, informou que acompanha a situação em contato com os parceiros na China, onde a Chery monitora a situação localmente.

 

“A empresa ressalta ainda que, até o momento, suas operações no Brasil não foram afetadas pela situação, uma vez que a marca opera com um estoque de segurança de veículos prontos, além de não ter ocorrido interrupção na importação de materiais e peças”, informou a companhia, que não descarta o risco de interrupção temporária na produção dos modelos no Brasil.

 

A montadora criou ainda uma quarentena para funcionários que chegam da China. Eles ficam aguardando para comprovar que não possuem sintomas da doença.

 

A Ford informou que, na fábrica de Taubaté, não houve impacto na produção. (O Vale)