Defender totalmente novo chega ao Brasil em 2020

Jornal do Carro

 

O Defender, ícone da Land Rover e um dos carros mais cultuados do mundo está de volta. A nova geração do modelo acaba de ser lançada na edição de 2019 do Salão de Frankfurt, na Alemanha, e chama bastante a atenção. O novo SUV também será vendido no Brasil. Embora não haja informações sobre versões e preços, dá para apostar que o modelo, que já aparece no site da marca, não custará menos de R$ 250 mil.

 

A estreia do novo Defender no mercado brasileiro ocorrerá até meados de 2020. Assim como vem fazendo com outros veículos, a Land Rover oferecerá uma série especial, batizada de First Edition, que será vendida apenas durante o primeiro ano de produção do novo modelo.

 

O novo Defender, que parecia menor nas fotos que surgiram na internet antes do lançamento, é um brutamontes. O Land Rover é capaz de rebocar 3.720 kg e levar outros 900 kg de carga no porta-malas. Além disso, pode transportar 300 km de carga sobre o teto.

 

Inicialmente, o novo Defender será oferecido versões 90 e 110. São quatro opções de motores, duas a gasolina e duas a diesel.

 

Defender terá até 400 cv

 

No caso das opções a gasolina, a P300 tem quatro cilindros, 2 litros e gera 300 cv de potência. A P400 MHEV tem um 3.0 Turbo de seis cilindros que atua em conjunto com um sistema elétrico de 48V. Combinados, geram 400 cv de potência e 56,08 mkgf de torque.

 

As versões a diesel são a D200 e a D240, ambas com quatro cilindros e 2.0 litros. As potências são de, respectivamente, 200 cv e 240 cv. Para todas o câmbio é automático de oito marchas, com reduzida.

 

Segundo informações da Land Rover, a nova geração do Defender utiliza a plataforma D7x. A estrutura é feita de alumínio – a marca informa que ela é três vezes mais resistente que as disponíveis até então.

 

Essa nova base foi desenvolvida para resistir ao Extreme Event Test. Esse tipo de teste aplica repetidos e contínuos impactos ao carro que, de acordo com a marca, são muito acima dos padrões considerados comuns para SUVs.

 

Outro destaque é o sistema de informação e entretenimento, bastante moderno. Inédito no Defender, o dispositivo tem tela sensível ao toque de 12,3 polegadas e navegador GPS com mapas em 3D.

 

Capô “transparente”

 

Também chama a atenção o ClearSight Ground View, recurso permite ver tudo o que acontece na frente e sob o Defender. O sistema, que já está disponível no novo Evoque vendido no Brasil, junta as imagens captadas por várias câmeras na dianteira do SUV em uma só e a projeta em uma tela na cabine.

 

É como se o capô fosse transparente – o motorista pode ver inclusive as rodas do carro. Esse sistema é bastante útil no off roda, mas também serve de importante recurso de segurança para evitar acidente com crianças e animais domésticos, por exemplo.

 

Também Inédito no Defender, o Terrain Response 2, que congrega sistemas como o de tração e suspensão, entre outros. Aliás, as melhorias do dispositivo, que é totalmente configurável, estreiam no novo SUV e logo estarão em outros modelos da Land Rover.

 

O Defender 110 tem sete lugares e será oferecido nas versões de acabamento Explorer, Adventure, Country e Urban. Todas têm interior lavável (o assoalho é emborrachado) e podem receber, opcionalmente, um terceiro assento na fileira da frente. Nesse caso, o Land Rover pode levar oito ocupantes.

 

O fato de a alavanca de câmbio ficar no painel, e não entre os bancos, facilita a instalação do equipamento. Segundo informações da Land Rover, a lista de acessórios tem 170 itens. Entre eles há tenda para teto e toldos infláveis à prova d’água, por exemplo.

 

Fera no off-road

 

Com apenas duas fileiras de bancos, a capacidade do bagageiro é de 1.075 litros. Se a segunda fila for removida, a área disponível sobe para 2.380 litros.

 

O novo Defender tem 29,1 cm de distância livre do solo. São 20 mm a mais que a de qualquer outro SUV da Land Rover. O ângulo de ataque tem 38º. o de partida, 28º e o de saída, 40º. Além disso, o modelo pode trafegar em áreas alagadas com até 90 cm de profundidade.

 

É possível monitorar o interior do Defender e fazer ajustes à distância.  Entre os recursos, o motorista pode ajustar o ar-condicionado, checar o nível de combustível no tanque, localizar o veículo e travar ou abrir as portas, por exemplo.

 

A suspensão pode ser convencional ou a ar. Nesse caso, o sistema ajusta automaticamente a altura do Defender de acordo com a situação. Se for necessário, pode elevar a carroceria em até 14,5 cm. (Jornal do Carro)