General Motors abre PDV na fábrica de São Caetano do Sul

AutoIndústria

 

A General Motors confirmou nesta quinta-feira, 29, a abertura na véspera de um PDV, Plano de Demissão Voluntária, para algumas áreas funcionais alocadas no Complexo de São Caetano do Sul (SP). A medida, segundo nota da empresa, tem “o objetivo de ajustar a estrutura às necessidades do negócio”.

 

O prazo para adesão ao PDV vai só até esta sexta-feira, 30, ou seja, o período para adesão ao plano é de apenas três dias. A montadora não deu informações sobre meta de redução de quadro de funcionários e tampouco sobre as áreas envolvidas.

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul apenas confirmou a abertura do PDV, sem também revelar mais detalhes. Segundo a entidade, cabe à GM definir metas e prazos para este tipo de programa.

 

A empresa produz no ABC paulista a picape Montana, a minivan Spin e o Onix Joy. As demais versões do Onix e o sedã Prisma são fabricados no Complexo Industrial de Gravataí (RS). No próximo dia 11, a GM lança a nova geração do Onix, que será fabricada exclusivamente no Rio Grande do Sul. Especula-se que a geração anterior será mantida como versão de entrada do modelo, passando a chamar-se Joy.

 

O novo Onix foi desenvolvido com base na plataforma criada pela Chevrolet em parceria com a chinesa SAIC, denominada GEM, Global Emerging Markets, específica para carros compactos e mercados emergentes.

 

O Onix segue firme na liderança do mercado brasileiro, com 137 mil emplacamentos no acumulado de janeiro a julho, volume 28,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (106,5 mil unidades). A marca Chevrolet também lidera o mercado brasileiro, com participação no acumulado deste ano de 17,7%, índice um pouco acima do registrado no mesmo período de 2018, que foi de 16,9%.

 

Também a segunda e terceira colocadas do ranking por marca, a Volkswagen e a Fiat, ampliaram participação neste mesmo comparativo, de 14,2% para 15,1% e de 13% para 13,8%, respectivamente. (AutoIndústria)