VW feitos no Brasil brilham na Alemanha

Jornal do Carro

 

A Volkswagen expôs na Alemanha três modelos produzidos no Brasil. Um SP2, uma Brasília e uma Kombi Last Edition foram os destaques brasileiros da marca na 14ª edição do Schloss Dyck Classic Days, evento

 

de veículos antigos que ocorreu na semana passada nas imediações de Dusseldorf. Além do trio de ícones havia um Gurgel X-12, utilizado para demonstrar a diversidade de transformações feitas por aqui sobre a base do Fusca.

 

Os quatro carros ficaram expostos em uma área chamada “Feito no Brasil – Born Local”, que também celebrou os 60 anos de inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

 

O SP2 é de 1976, a Brasília de 1980 e a Kombi, de 2013. A van, aliás, é a primeira unidade produzida da série especial que marcou o fim da fabricação do modelo no Brasil. Os três modelos ficam guardados no museu ZeitHaus, que faz parte do complexo da Autostadt, a cidade do automóvel em Wolfsburg, onde fica a sede da empresa.

 

O trio também participará do Saschen Classic, no fim deste mês. O evento percorrerá estradas entre as cidades alemãs de Leipzig e Dresden. Os clássicos brasileiros têm presença confirmada em um rali entre Hamburgo e Berlim.

 

Além dos brasileiros, a marca levou ao Schloss Dyck Classic Days alguns veículos históricos. Entre os destaques estava a unidade do Fusca de número 15.007.034, que em 1972 bateu o recorde do Modelo T, até então o carro mais produzido do mundo. Dos carros modernos, a estrela foi o superesportivo elétrico ID. R. (Jornal do Carro)