Ford confirma estreia do Territory no País em 2020

O Estado de S. Paulo

 

O Ford Territory será lançado no Brasil e na Argentina em 2020. O SUV inédito virá inicialmente da China, mas em um segundo momento poderá ser produzido também na América do Sul.

 

O utilitário-esportivo foi mostrado aos brasileiros no Salão do Automóvel de 2018, em São Paulo. A próxima aparição pública ocorrerá no mês que vem, no Rock in Rio.

 

O Territory é baseado no chinês Yusheng S330, da Jianling Motors. O novo modelo foi lançado na China no início deste ano. No Brasil, o Ford disputará compradores com modelos como Jeep Compass e Volkswagen Tiguan, líderes de vendas do segmento de utilitários-esportivos médios.

 

O carro vendido na China tem motor 1.5 turbo com cerca de 165 cv. A Ford não informou qual propulsor será utilizado no modelo oferecido aos brasileiros. Uma das apostas é o 2.0 flexível com injeção direta de combustível e 178 cv de potência que equipa a versão Storm do EcoSport nacional.

 

Entre as tecnologias que a Ford oferecerá no Territory estão câmera 360º, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento, alertas de ponto cego e de saída involuntária da faixa de rolamento.

 

Pelas imagens divulgadas pela marca, outros itens que farão parte do Territory vendido no Brasil, dependendo da versão, são o painel de instrumentos virtual e a central multimídia com tela sensível ao toque. O SUV também deverá ter teto solar panorâmico, além de saída de ar-condicionado e porta USB para os passageiros do banco traseiro.

 

Se não houver modificações, o Ford Territory terá as mesmas dimensões do Yusheng S330. O utilitário-esportivo chinês tem 4,58 metros de comprimento, 2,71 m de distância entre os eixos, 1,93 m de largura e 1,67 m de altura. Para comparação, o Jeep Compass tem 4,41 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,63 m de altura. (O Estado de S. Paulo/Tião Oliveira)