BMW mais caro do Brasil é sedã com motor V12 aspirado

Jornal do Carro

 

Em tempos de downsizing, redução de cilindrada e adoção de turbocompressor, um modelo da “velha guarda” ainda detém o posto de automóvel mais caro da BMW no Brasil. A empresa alemã está apresentando o sedã de luxo na versão M760Li xDrive. Tem motor 6.6 V12 aspirado, e custa R$ 899.950.

 

A designação “Li” identifica a versão de entre-eixos longo (3,21 m), 14 cm a mais que a normal. O enorme propulsor a gasolina rende 609 cv e 86,7 mkgf. De acordo com a BMW, o sedã da Série 7, que chega ao País neste trimestre, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. A máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

 

O sedã foi apresentado no M Festival, evento que a BMW está promovendo neste final de semana no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A marca alemã reuniu diversos modelos de sua linha M (Motorsport), de carros esportivos.

 

O objetivo é apresentar ao público modelos que estão chegando ao Brasil. É o caso do cupê M850i xDrive Coupé, do roadster Z4 M40i e dos SUVs X2 M35i, X3 e X4 M Competition.

 

O M850i XDrive já estava em pré-venda no País por R$ 799.950, e agora chega efetivamente à rede autorizada da marca. Ao contrário do enorme 6.6 V12 aspirado do sedã da Série 7, o cupê tem um 4.4 V8 biturbo de 530 cv. Ou seja: o motor é grande, mas nem tanto. Mesmo assim, ocupa boa parte da longa frente do cupê de duas portas, que foi lançado no início do ano na Europa. A tração é integral, e o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, 1 décimo a menos do que o sedã executivo de extremo luxo.

 

O roadster Z4 M40i chega por R$ 384.950. Tem motor dianteiro turbo 3.0 de seis cilindros em linha, que gera 340 cv de potência e 51 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas. Com esse pacote, o modelo faz 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, garante a montadora.

 

Linha “X” da BMW tem diversos representantes

 

A marca de Munique levou vários integrantes da linha “X”, de utilitários-esportivos, só que nas versões esportivas, M.

 

Começando pelo menor, o X2 M35i ainda não tem preço revelado. O modelo compacto recebeu motor 2.0 turbo de 306 cv de potência e torque de 45,9 mkgf. Com tração nas quatro rodas e câmbio automático de oito marchas, é capaz de chegar aos 100 km/h em 4,9 s. A máxima, de 250 km/h, segue o padrão da marca.

 

A BMW está mostrando também as versões M Competition do X3 e X4. Os modelos não tiveram os preços revelados. Ambos são equipados com motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, com 510 cv de potência e 61,2 mkgf. Da mesma forma, os dois chegam aos 100 km/h em 4,1 s, e têm velocidade máxima limitada a 285 km/h. (Jornal do Carro)