Custos fazem Nissan e BMW reduzir linhas

Jornal do Carro

 

Nissan e BMW vão encerrar a produção de alguns modelos em breve. A japonesa, que acaba de anunciar o corte de 12.500 postos de trabalho, terá de reduzir sua linha em 10% até março de 2022. Isso inclui as marcas Infiniti e Datsun que, juntas, oferecem cerca de 60 veículos.

 

À agência Automotive News, o presidente da Nissan, Hiroto Saikawa, disse que os cortes serão focados em modelos de menor porte. A decisão deverá afetar principalmente a Datsun, marca de entrada do grupo.

 

Nos Estados Unidos, o sedã compacto Versa, cuja nova geração chegará em breve ao Brasil, está em risco. O segmento vem perdendo muito espaço no mercado norte-americano.

 

A picape Titan também pode estar perto do fim – as vendas por lá são muito baixas. Por ora, os cortes não devem afetar o Brasil. Aqui a marca vende apenas os compactos March e Versa, o SUV Kicks, a picape Frontier e o elétrico Leaf.

 

BMW

 

A BMW também planeja tirar de sua gama modelos de menor porte. No caso da marca alemã, o motivo dos cortes é preparar o terreno para a chegada de novidades.

 

Estão cotados para sair de linha em breve o SUV X2 e o Série 2. E o Série 1 terá apenas versão de quatro portas – a de duas está na mira do corte.

 

Nem só os pequenos vão sofrer com as mudanças. Deve sair de linha também o Série 7 de entre-eixos curto. Os recém lançados Z4 e Série 8 (cupê e conversível) podem não passar da atual geração. As informações são da revista norte-americana Automobile. (Jornal do Carro)