Motor 1/Automobile
O Audi A4 recebeu sua reestilização de meia-vida recentemente, o que significa que está na hora de acelerar o desenvolvimento da próxima geração. Os engenheiros em Ingolstadt (Alemanha) terão um trabalho duro, já que o A4 representa um quinto das vendas da fabricante, então o sucessor precisa manter este sucesso. Porém, com todas as multas do Dieselgate para o Grupo VW, a Audi até considerou economizar dinheiro e fazer com que o sedã compartilhasse plataforma com o Volkswagen Jetta.
A Automobile Magazine publicou algumas informações sobre o novo Audi A4, revelando que ele irá manter a plataforma MLB, arquitetura utilizada por veículos maiores do Grupo Volkswagen e que permite o uso de motores longitudinais. Isso porque os executivos estavam estudando rebaixar o A4 para a plataforma MQB, com motor transversal, para ganhar na economia em escala – afinal, essa base é usada também pelo A3 e A3 Sedan, e pela Volkswagen no Golf e Jetta.
Substituir a sofisticada plataforma MLB pela MQB poderia ter gerado uma economia de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 3,9 bilhões) ao longo dos sete anos de vida do sedã no mercado. O Grupo Volkswagen queria cortar custos para se recuperar do desequilíbrio em seu caixa após as multas do Dieselgate. O que fez a marca mudar de ideia foi o temor de que um A4 feito sobre a base MQB diluísse a imagem da empresa e do veículo.
Chamado internamente de B10, o novo A4 deve manter o balanço dianteiro curto do modelo atual, só que com “mais carne entre o para-choque e o para-brisa”, de acordo com um membro do comitê de estratégia de produtos da Audi. Ele ainda afirma que o design exterior será mais dinâmico, fazendo com que o sedã lembre um “A6 menor e mais esportivo”. A mesma fonte diz que o visual do carro é tão impressionante que o pessoal da Audi “aplaudiu de pé” quando viu.
A Automobile Magazine ainda comentou que as coisas não estão boas para o A5 Coupe e suas variantes Cabriolet e Sportback. Aparentemente, a Audi considera tirá-los de linha junto com o A7 Sportback, criando um único modelo de quatro portas como substituto, montado sobre a plataforma MLB, porém nada está confirmado até o momento. Até o futuro do A8 está incerto, embora seja difícil ver a fabricante tirar de linha seu modelo topo de linha. Fontes não reveladas disseram à Automobile que a ideia seria criar um novo carro, chamado internamente de A9, usando uma arquitetura para carros elétricos e que seria algo como uma variante grand coupé do SUV e-tron. A ver… (Motor 1/Automobile/Adrian Padeanu)