De olho no carro autônomo, Ford adquire a Quantum Signal

AutoIndústria

 

Com o objetivo de acelerar o seu plano de entrada no negócio de veículos autônomos, a Ford adquiriu a Quantum Signal, empresa especializada em robótica, sensores, simulação em tempo real e também no desenvolvimento de algoritmos.

 

Ao anunciar a nova transação comercial nesta quarta-feira, 31, a Ford informou que embora seja pouco conhecida pelo público, a pequena empresa fundada em 1999 na cidade de Saline, Michigan, EUA, atua na vanguarda da robótica móvel para diversos clientes, incluindo o Exército dos Estados Unidos.

 

“A Quantum Signal estava no nosso radar há algum tempo”, informou Randal Visintainer, diretor-técnico de veículos autônomos da Ford. “Nos últimos anos, a gente vem montando um time de especialistas altamente qualificados de desenvolvimento de software, simulação e aprendizado de máquina, vindos de todas as partes do mundo, para acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos. Com a integração da Quantum Signal, esse time fica maior e ainda mais forte.”

 

Segundo informativo da Ford, a Quantum Signal ajudou os militares a desenvolver um software que permite controlar veículos robóticos a milhares de quilômetros de distância, além de ter construído um ambiente de simulação robusto para projetos de veículos autônomos que é usado até hoje.

 

A Ford visa com essa aquisição criar um negócio de serviços de transporte com veículos autônomos, incluindo o desenvolvimento de software e protótipos. Instalada no prédio de uma antiga escola em Saline, a Quantum Signal desenvolveu uma cultura própria que a Ford quer preservar nesse processo de integração.

 

“Todos os engenheiros querem realizar um trabalho significativo que faça a diferença, não para ficar parado numa prateleira”, diz Randal Visintainer. “Assim como Henry Ford trouxe a liberdade de locomoção para as massas com o Modelo T, agora os engenheiros da Quantum Signal terão a oportunidade de influenciar diretamente o mundo e ampliar essa liberdade”. (AutoIndústria)