Carros importados disputam a preferência de consumidores brasileiros

Portal Exame/Dinoaccess

 

O brasileiro gosta muito de carros. Isso já é algo observado na população há tempos. Contudo, há um novo ponto que entra nesse assunto: a oferta de carros importados, cuja aquisição está em crescimento.

 

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), foram licenciadas 3.094 unidades importadas em maio de 2019, 4,9% a mais do que em abril do mesmo ano, quando o número foi de 2.950 unidades.

 

Ainda que o número de emplacamentos seja bem menor que o de veículos nacionais, os dados indicam que o brasileiro pode estar desenvolvendo interesse por opções oriundas de outros países, cujas tecnologias e detalhes nem sempre estão presentes nos veículos nacionais.

 

Dados sobre a venda de veículos importados

 

Mesmo que maio deste ano tenha trazido um aumento nas vendas quando comparado ao mesmo mês de 2018, ainda há uma redução de 4,4%, já que foram comercializadas 3.238 unidades no ano em questão.

 

Ao analisar os meses de janeiro a maio de 2019 e compará-los com o mesmo período de 2018, o ano anterior também sai em vantagem, já que na época foram comercializadas 14.935 unidades, contra 13.538 unidades do ano atual, apresentando uma redução de 9,4%.

 

O presidente da Abeifa informa que o alto preço do dólar é um dos motivos que colaboraram para essa queda, em conjunto com a falta de confiança que vem sendo apresentada pelo público brasileiro.

 

No mês de junho, os principais carros importados vendidos foram os seguintes, com seu respectivo número de vendas:

 

BMW X1 (485)

Volvo XC60 (328)

Mercedes-Benz Classe C (272)

Mercedes-Benz GLA (202)

Land Rover Discovery (202)

Audi A3 Sedan (186)

Audi Q5 (170)

Volvo XC40 (155)

BMW Série 3 (143)

BMW X2 (117)

 

Em relação às montadoras, a BMW liderou as vendas em junho, com 1.117 unidades, seguida de Mercedes-Benz, com 693, Volvo, com 623, Audi, com 586, e Land Rover, com 404 unidades. Ao considerar as vendas anuais, a BMW está na liderança, seguida por Mercedes-Benz, Audi, Volvo e Land Rover.

 

Busca de maior qualidade é constante

 

Um dos pontos que pode ter influência na decisão do brasileiro de comprar carros importados é a qualidade de tais veículos, que são dotados de tecnologias, sistemas e recursos que não existem ou ainda são escassos no país, além de motorização, design, segurança e afins.

 

Essa busca por qualidade também reflete na procura por equipamentos de som automotivo, já que os que são oferecidos junto com o veículo nem sempre oferecem uma experiência tão agradável quanto poderia ser.

 

De acordo com o estudo “Novas tecnologias e tendências no mercado brasileiro de reposição”, o mercado de reposição brasileiro tende a crescer 4,6% ao ano, com a parcela do segmento de som e acessórios estimada em R$2,2 bilhões.

 

Isso reflete a procura do brasileiro por sistemas de som automotivo de alta qualidade, o que permite aproveitar ainda mais o veículo adquirido, já que ouvir uma boa música, noticiários com nitidez ou quaisquer outros conteúdos é muito bom ao dirigir.

 

A ViniSound é uma empresa especializada na área e que oferece equipamentos da mais alta qualidade aos clientes, como a caixa trio Tornado, também chamada de caixa trio JBL. Assim, é possível ter ainda mais opções de personalização nos carros, de modo que atendam a todas as exigências e expectativas dos consumidores em um mercado competitivo e movimentado. (Portal Exame/Dinoaccess)