Descubra como valorizar seu veículo para facilitar a venda

Sou BH

 

Os consumidores costumam ser exigentes ao adquirir produtos mais caros e de maior importância como veículos. Quem já esteve do lado de lá e agora colocou o carro à venda, sabe como é difícil estar no papel de vendedor e conseguir valorizar o patrimônio para revendê-lo. Seguindo algumas recomendações, é possível concretizar o negócio com mais facilidade.

 

A primeira dúvida que geralmente passa pela cabeça de quem está começando o processo de venda é: quais defeitos é preciso consertar antes, para deixar o veículo mais atrativo? De acordo com o perito automotivo Fernando Bottari, nem sempre vale a pena corrigir avarias superficiais, como pequenos arranhões.

 

“Quando você manda arrumar qualquer problema no carro, uma vistoria consegue identificar que houve um conserto, mas não a gravidade dele, o que pode desvalorizar o veículo”, esclarece. No entanto, mostre o defeito para o interessado e seja o mais transparente possível na descrição de cada item.

 

Já problemas de grande impacto na estética e no desempenho têm que ser resolvidos, pois os compradores vão preferir um veículo que não exija gastos iniciais muito altos. Conserte para-choque, capô, portas ou quaisquer partes afetadas por uma batida mais forte, por exemplo.

 

Outro ponto valorizado é a parte interna – quanto menos intervenções o comprador tiver que fazer, maior é a chance de fechar negócio. Verifique se o estofamento, o painel e o volante não estão ressecados, com sinais de queimaduras pelo sol. Câmbio de marcha e pedais também são itens checados.

 

Divulgue seu produto

 

Um atrativo no mercado é estar com as revisões em dia, especialmente se foram feitas na concessionária. Essa informação é tão importante que você pode colocá-la no anúncio. “Uma boa divulgação que destaque os atributos do veículo faz toda a diferença para a venda”, lembra Fernando Bottari.

 

No texto, ressalte termos como ‘único dono’, ‘quatro pneus novos’ e acessórios mais caros que estão instalados, como alarme, vidros e travas elétricas, ar condicionado e airbags. Também é importante informar a quilometragem, lembrando que, quanto menor, mais fácil de vender. Antes de fazer as fotos para anunciar, invista na limpeza do veículo e registre os melhores ângulos, para chamar a atenção.

 

As redes sociais são uma boa alternativa para divulgar seu carro. Uma pesquisa do Facebook Insights revela que 85% dos usuários da plataforma e do Instagram usam esses meios para conseguir informações de compra. “Essas redes proporcionam um excelente alcance, mas há um ponto negativo: atraem muitos curiosos que ainda não tomaram a decisão.” A alternativa, segundo o perito automotivo, é anunciar em sites especializados em compra e venda de veículos, para qualificar melhor seu público.

 

Negócio fechado

 

Com a venda concretizada, é preciso tomar alguns cuidados para a segurança da sua transação. A recomendação é ir à agência bancária junto com o comprador para receber o pagamento, e conferir se o dinheiro caiu na sua conta.

 

Depois, ambos precisam ir ao cartório assinar o documento de transferência, com reconhecimento de firma. Quem vende precisa fazer uma cópia autenticada desse comprovante, além da comunicação de venda no Detran. Ela é importante para isentá-lo de quaisquer responsabilidades futuras em relação ao veículo.

 

Vai comprar um carro usado depois de vender o seu? Acesse nossa matéria mostrando o que considerar na escolha. (Sou BH)