Amazon e GM negociam parceria para investimento em fabricante de picapes elétricas Rivian

Reuters

 

Amazon.com e General Motors estão em conversas para investir na Rivian Automotive, em um acordo que avalia a fabricante de picapes elétricas dos Estados Unidos entre 1 bilhão e 2 bilhões de dólares, disseram fontes próximas do assunto.

 

O acordo daria à Amazon e à GM participações minoritárias na Rivian, disseram as fontes. A transação daria um grande impulso para a startup de Plymouth, com sede em Michigan, que aspira a ser a primeira montadora do mercado dos EUA com uma picape elétrica.

 

Se as negociações forem concluídas com sucesso, um acordo pode ser anunciado já neste mês, disseram as fontes.

 

“Nós admiramos a contribuição da Rivian para um futuro de emissões zero e totalmente elétrico”, disse a GM em comunicado, mas sem comentar especificamente qualquer eventual discussão com a Rivian.

 

Representantes da Amazon e da Rivian não se pronunciaram.

 

A parceria com a Rivian é negociada em um momento em que a rival de carros elétricos Tesla tenta estabilizar a produção e entregar resultados consistentes enquanto lança seu o sedã Model 3.

 

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse a investidores em agosto que uma picape elétrica é “provavelmente minha escolha favorita para o próximo produto” da empresa, embora tenha falado apenas sobre um potencial lançamento, dizendo que isso aconteceria “logo depois” do modelo Tesla Y, que a empresa tem como objetivo iniciar a produção em 2020. (Reuters/Harry Brumpton e Stephen Nellis)