Máquinas agrícolas se tornam fundamentais no campo

Diário dos Campos

 

As máquinas agrícolas estão em alta nas negociações de investimentos do agronegócio. Durante o Circuito Agro Bando do Brasil, várias empresas levaram lançamentos de novas máquinas para que os produtores pudessem conhecer os produtos.

 

A mecanização da produção agrícola mudou o agronegócio, aumentando a produtividade e a eficiência de muitos processos.  As máquinas são um dos principais pontos de atenção nas propriedades. Esses ativos representam um grande investimento para o produtor. A operação dessa tecnologia no campo também pode ser fator decisivo para determinar as margens da operação.

 

Para o engenheiro agrônomo, Valter Martins, o processo maquinário aliado com o planejamento das plantações, só tem a dar mais qualidade e lucros para os agricultores. “A boa escolha de uma máquina é fundamental para um produtor. Ela ajuda e muito no processo de colheita e preparação das plantações. Por isso, deve se analisar bem antes que tipo de maquinário vale o investimento, que com certeza o proprietário terá um retorno positivo”, explica.

 

Atualmente, no Brasil já são mais de dois milhões de máquinas agrícolas, segundo dados da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) Brasil. Cada uma das máquinas têm uma relevância no processo produtivo, vejamos a seguir:

 

– Tratores têm como principal função arar o solo, com sua utilização é possível diminuir os trabalhos manuais e de tração animal que atrasam o processo agrícola;

 

– Colheitadeiras possuem como funcionalidade a colheita dos mais diversos tipos de cereais e grãos. Essas máquinas são programadas para diferenciar um cereal do outro; após essa separação, as colheitadeiras são responsáveis pela limpeza das sementes, facilitando o manejo antes de serem comercializadas;

 

– Semeadoras são responsáveis pela abertura de espaços no solo e pela distribuição das sementes. Essas atividades devem ser realizadas de forma precisa para que seja depositada a quantidade necessária de sementes;

 

– Pulverizadores atuam controlando as pragas mais comuns que atacam as plantações, esses pulverizadores dosam a aplicação de defensivos ou fertilizantes sobre determinado plantio.

 

Manutenção

 

O processo de manutenção das máquinas também se torna ponto importante em todo esse processo. Para evitar prejuízos financeiros, os produtores têm se preocupado cada vez mais em manter a qualidade do funcionamento de seus maquinários.

 

Como a indústria agrícola produz em grande volume, as máquinas se desgastam rapidamente causando a necessidade de manutenção contínua. Por exemplo, as facas das colheitadeiras, em função da resistência e abrasividade do produto a ser colhido. Portanto, o mau funcionamento das facas interfere diretamente na colheita do produto o que pode causar grandes prejuízos e desperdícios, como a perda total dos alimentos produzidos. (Diário dos Campos/Melissa Eichelbaun)