Pequim autoriza início de testes de veículos autônomos

UOL Economia/EFE

 

As autoridades de trânsito de Pequim autorizaram nesta segunda-feira o início dos testes de veículos autônomos, embora dentro de um conjunto de normas para minimizar o risco de acidentes.

 

Essas normas incluem que os veículos deverão levar continuamente pelo menos uma pessoa e devem poder passar do modo de condução autônoma ao convencional. O motorista será responsável por possíveis acidentes, segundo informou a imprensa estatal chinesa.

 

Além disso, os carros também deverão estar equipados com câmeras e outros equipamentos para determinar sua posição e comportamento nos testes, que só poderão acontecer em vias e horas designadas oficialmente.

 

Os testes terão que ser solicitados previamente e apenas entidades registradas na China poderão fazê-los. Os carros deverão passar ainda por um exame técnico antes de poder iniciar as provas.

 

A aprovação das normas na capital chinesa acontece enquanto as autoridades tentam levar o país à liderança no desenvolvimento da inteligência artificial e outros campos tecnológicos de ponta.

 

Várias empresas tecnológicas chinesas, como Tencent e Baidu, já desenvolveram os primeiros protótipos de veículos de condução autônoma, mas não há normas legais sobre como começar a empregá-los nas estradas e ruas.

 

No último mês de julho, o fundador e diretor-executivo da Baidu, Robin Li, viajou em um carro autônomo até uma convenção tecnológica da sua empresa em Pequim, e, ao divulgar seu percurso em redes sociais, gerou controvérsia sobre a segurança e legalidade do seu deslocamento. (UOL Economia/EFE)