Corte de gastos e novos modelos dão lucro à VW

DCI/Agências

 

O corte de custos e os novos modelos, como o Arteon, devem continuar impulsionando a marca principal da Volkswagen no quarto trimestre, depois que o lucro operacional no período de julho a setembro dobrou, informou a empresa nesta segunda-feira.

 

Os analistas observam uma recuperação da marca alemã, que por muito tempo sofreu com altos custos de pessoal e desenvolvimento, como crucial para a recuperação do grupo após o escândalo de emissão de poluentes em carros movidos a diesel.

 

A marca anunciou nesta segunda-feira esperar que as vendas e os lucros continuem crescendo no último trimestre deste ano. Segundo a montadora, isso deverá ocorrer apesar do impacto na demanda por veículos a diesel e seu valor de revenda em toda a indústria após o escândalo da montadora alemã em 2015.

 

“Nosso modelo ofensivo está cada vez mais gerando resultado e os programas de recuperação estão tendo efeito nos mercados”, afirmou o presidente da marca VW, Herbert Diess, em comunicado.

 

O lucro operacional da marca dobrou para 728 milhões de euros – equivalente US$ 847 milhões – no trimestre encerrado em setembro, impulsionado exatamente pelos cortes de custos e as reduções de pessoal acordados com sindicatos em 2016.

 

Por outro lado, a divisão de luxo Audi disse esperar um “trimestre exigente” com os crescentes custos de lançamento dos novos modelos dos veículos mais caros, incluindo o A6, A7 e A8, bem como os compactos Q3 e A1, pesando sobre os resultados.

 

O lucro e as vendas trimestrais da Audi ficaram praticamente estáveis, afetados negativamente por gastos na capacidade estrangeira e na eletrificação da frota modelo.

 

A marca VW agora espera que sua margem operacional exceda moderadamente uma faixa alvo de 2,5% a 3,5% este ano, conforme comunicado. (DCI/Agências)