Reuters
A Toyota Motor está criando uma unidade dedicada ao desenvolvimento de carros elétricos, no mais enfático apoio da montadora japonesa até agora à tecnologia em que foi pioneira.
A maior montadora de veículos do Japão afirmou nesta quinta-feira que lançará no próximo mês uma unidade que vai começar com uma equipe de quatro pessoas e que será responsável por planejar estratégia da empresa para o desenvolvimento e comercialização de carros elétricos.
A unidade será ampliada com engenheiros, designers e outros funcionários de vários setores da companhia, conforme necessário, afirmou a Toyota.
O anúncio ocorreu após a Toyota, que tem investido pesado em veículos movidos com célula de hidrogênio (FCV), afirmou neste mês que gostaria de ter a opção de desenvolver veículos totalmente elétricos.
Apesar de rivais como Nissan, Volkswagen e Tesla estarem considerando veículos totalmente elétricos como os veículos de emissão zero mais viáveis no futuro, a Toyota tem afirmado que prefere desenvolver veículos elétricos para transporte a curtas distâncias dado o preço elevado das baterias recarregáveis e a demora no carregamento delas.
A Toyota desenvolve veículos elétricos ultracompactos há anos e o desenvolvimento de modelos para distâncias mais longas mudaria sua estratégia.
“A posição da companhia está mudando. Eles ainda falam sobre híbridos e células de combustível, mas eu creio que há o reconhecimento de que os carros elétricos a bateria estão conseguindo impulso agora”, disse o analista Chris Richter, da Casa. “Vai demorar um bom tempo antes que as células de combustível sejam uma alternativa competitiva para os veículos”. (Reuters/Naomi Tajitsu)