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A Marcopolo e a Polomex, sua operação para produção de ônibus no México, estão concluindo o desenvolvimento de um exclusivo modelo de ônibus rodoviário de dois andares, que será fornecido inicialmente para a IAMSA, um dos principais operadores de transporte daquele país. O novo modelo Marcopolo MP 180 MX é exclusivo para o mercado mexicano e incorpora novidades tecnológicas e itens inéditos para atender as solicitações do cliente e oferecer padrão superior de conforto, segurança e ergonomia.
Serão fornecidas 110 unidades que estão sendo produzidas na unidade da Marcopolo de Ana Rech (Caxias do Sul) e que serão exportadas para a Polomex, que finalizará a montagem interna e fará a entrega ao cliente. A aquisição dos ônibus faz parte do programa de modernização das frotas das empresas ETN e La Línea e serão utilizados nas linhas da Cidade do México, Guadalajara, Queretaro e litoral.
Segundo Paulo Andrade, diretor-geral da Polomex, o negócio representa a quebra de diversos paradigmas em relação ao padrão de qualidade e sofisticação dos ônibus produzidos no continente americano em relação à Europa. “Foram diversos meses para definição da configuração e dos equipamentos a serem utilizados, que demandou um trabalho de parceria muito estreito entre a Marcopolo no Brasil, a Polomex, a MAN e a IAMSA. O projeto é completamente novo e possui diferenciais tecnológicos importantes”, enfatiza o executivo.
O ônibus desenvolvido para a IAMSA é o primeiro modelo Double Decker produzido pela Polomex com 15 metros de comprimento e chassi MAN. Externamente, o veículo tem o novo desenho (desenvolvido exclusivamente para o mercado mexicano), com conjunto ótico com LEDs nas luzes de direção e de posição – Daytime Running (Luz de posição diurna), que aumentam a eficiência luminosa e a durabilidade e reduzem a necessidade de troca/manutenção.
“A grandes mudanças e inovações estão no interior do novo ônibus, que conta com novos equipamentos e soluções inéditas”, destaca Paulo Andrade. O foco é a sofisticação e o elevado padrão de conforto e segurança. Possui novos sistema de ar-condicionado, mais eficiente e silencioso, sistema inédito para saída de emergência com escada embutida na lateral do veículo, porta-pacotes fechados, com portas (similares às de avião), janelas do piso inferior mais amplas e panorâmicas, para-brisa colado e camarote para motorista auxiliar mais amplo.
Outras novidades que foram desenvolvidas e trabalhadas pela engenharia da Marcopolo e Polomex são: os novos sanitários, um masculino e outro feminino, mais espaçosos e funcionais; o novo piso do salão inferior, 100% plano, com o túnel de passagem da cabine totalmente acessível com altura de 1,80 m, e a nova escada de acesso para o piso superior (novo desenho), que torna a operação de entrada e saída mais confortável, rápida e ergonômica.
“Mais as inovações não se restringem ao interior. Também desenvolvemos um novo sistema para retirada do conjunto roda/pneu estepe, com sistema a pistão, acionamento das portas dos bagageiros externos com sistema eletropneumático para abertura e ampliamos o bagageiro principal na parte traseira, com acesso mais fácil e ergonômico.”, salienta Paulo Andrade.
O novo Marcopolo MP 180 MX conta com poltronas semileito no piso superior e poltronas leito no piso inferior, mais ergonômicas e confortáveis, todas com cintos de segurança de três pontos retráteis. Os passageiros podem usufruir do sistema audiovisual em monitores individuais atrás das poltronas desenvolvidos especialmente para atender às necessidades dos operadores em viagens de média e longa distâncias. A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com saídas individuais para ar-condicionado, plug para fone de ouvidos e controle de volume do som. Os amplificadores de áudio são individuais e integrados ao porta-focos.
O painel de instrumentos, com satélites retráteis, incorpora todos os equipamentos, como o display da câmera de ré, as câmeras internas e o sistema multiplex (funções conjugadas de todos os equipamentos do ônibus). Conta, também, com saídas de ar reposicionadas e sistema de ventilação mais eficiente, porta-objetos atrás da poltrona, iluminação individual para o motorista e para o motorista auxiliar com acionamento sensível ao toque. (Maxpress Net)