Chevrolet Camaro completa 50 anos

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Há exatos 50 anos, em 29 de setembro de 1966, era vendido o primeiro Chevrolet Camaro. Resposta da General Motors ao Ford Mustang lançado dois anos antes, o esportivo foi produzido em quatro gerações até 2002, quando a baixa demanda por esse tipo de carro levou ao encerramento da série, mas voltou em 2009 com estilo nostálgico e mecânica revigorada. Até hoje, mais de cinco milhões de unidades foram fabricadas.

 

A seguir, um breve histórico do Camaro.

 

  • 1966: era lançado em setembro o Camaro em versões cupê e conversível, com plataforma do Chevrolet Nova e mais de 80 opções. Os motores eram de seis cilindros e 3,8 litros (potência bruta de 140 cv), 4,1 litros (155 cv) e V8 327 de 5,35 litros (210 ou 275 cv) e 350 de 5,75 litros (255 ou 295 cv), com caixa manual ou automática.

 

  • 1967: estreava a versão Z/28, que homologava o Camaro para competir na classe Trans Am do SCCA, com motor V8 302 de 4,95 litros e 290 cv, freios a disco também na traseira e aerofólio “rabo de pato”.

 

  • 1968: chegava o V8 de “bloco grande” 396 de 6,5 litros (325 ou 375 cv). Freios a disco dianteiros tornavam-se padrão.

 

  • 1969: o 396 crescia para 427 pol³ ou 7,0 litros, com bloco de alumínio ou ferro fundido e 425 cv. A opção era restrita a encomendas pelo COPO (ordem de produção do escritório central).

 

  • 1970: um novo Camaro aparecia em janeiro com maiores dimensões e motores 4,1 de seis cilindros (155 cv) e V8 307 (5,0 litros, 200 cv) e 350 (255 ou 300 cv). No Z/28 vinha o 350 com 360 cv ou o grande 396 (350 ou 375 cv). Não havia mais o conversível.

 

  • 1973: apenas novos para-choques e a versão de luxo Type LT, com motor 350, em um tempo de poucas alterações no modelo.

 

  • 1974: para-choques reforçados atendiam a normas de resistência a impactos. O Z/28 agora tinha 245 cv (líquidos) no V8 350 e não existia mais o motor 307.

 

  • 1976: novo V8 305 (5,0 litros, 140 cv).

 

  • 1978: os para-choques eram integrados ao estilo. O teto T-Top com seções removíveis surgia como opção. O Z/28 estava com 185 cv.

 

  • 1980: inédito motor V8 267 de 4,4 litros (120 cv) com bom torque em baixa. Os seis-cilindros em linha davam lugar ao V6 3,8 de 110 cv.

 

  • 1982: o Camaro vinha modernizado, mais retilíneo e com nova plataforma. O motor básico 2,5 de quatro cilindros e 90 cv era vergonhoso, mas havia o V6 2,8 com 112 cv e o V8 5,0 com 145 cv ou, no caso de injeção, 165 cv.

 

  • 1985: aparecia a versão IROC-Z com motores V6 e V8 de até 215 cv, rodas de 16 pol e faixas decorativas. Um desses Camaros veio ao Brasil para o Salão de São Paulo de 1986.

 

  • 1987: o V8 350 retornava com 225 cv e havia um conversível depois de 17 anos de ausência.

 

  • 1988: o IROC-Z passava a 240 cv e surgia bolsa inflável de série para o motorista.

 

  • 1992: edição comemorativa de 25 anos do Camaro.

 

  • 1993: visual mais arredondado e imponente e para-lamas de plástico eram adotados. Os motores podiam ser V6 3,4 (160 cv) e V8 5,75 do Corvette (275 cv). Rodas 16 e freios antitravamento (ABS) de série.

 

  • 1994: o conversível seguia a reformulação.

 

  • 1995: novo V6 de 3,8 litros e 200 cv como opção de entrada. O V8 passava a 305 cv, maior potência desde a adoção do padrão líquido.

 

  • 1997: série limitada pelos 30 anos do esportivo.

 

  • 1998: alterações visuais e motor V8 reformulado com até 320 cv.

 

  • 2002: edição de 35 anos marcava também o encerramento da produção.

 

  • 2006: apresentação como carro-conceito com estilo inspirado nos modelos dos anos 60.

 

  • 2009: estreava o novo Camaro, com plataforma baseada na do Holden Commodore australiano (Chevrolet Omega no Brasil), suspensão traseira independente e visual praticamente igual ao do conceito. Motores V6 3,6 (312 cv) e V8 6,2 (400 ou 426 cv) com caixas manual e automática de seis marchas. Foi a primeira série com importação oficial para nosso mercado.

 

  • 2011: surgia o conversível da nova safra.

 

  • 2012: edição alusiva aos 45 anos. Versão ZL1 vinha com compressor no motor V8 6,2 para 580 cv, de início só cupê, depois também conversível.

 

  • 2014: retoques visuais e estreia da versão Z/28 com motor V8 de 7,0 litros (505 cv) do Corvette Z06.

 

  • 2015: em maio era lançado um novo Camaro, que evoluía o tema de estilo do anterior e adotava plataforma mais leve e moderna. Motores de quatro cilindros e 2,0 litros (turbo, 280 cv), V6 3,6 (340 cv) e V8 6,2 (461 cv). O conversível saía no mês seguinte.

 

  • 2016: edição especial em março comemorava os 50 anos. Novo ZL1 vinha com V8 6,2 com compressor e 649 cv, caixa automática de 10 marchas como opção, rodas forjadas de 20 pol e  ajuste magneto-reológico dos amortecedores. (Best Cars/Fabrício Samahá)