Mercedes-Benz estende sistema de gerenciamento de frota também para ônibus

Diário do Transporte

 

A Mercedes-Benz anunciou que passa a disponibilizar também para sua linha de ônibus o sistema de gerenciamento de frota e rastreamento chamado FleetBoard.

 

O sistema permite monitorar em tempo real a atuação do motorista e ter acesso a dados como localização do veículo, consumo, frenagens e desgastes. Na atual versão, também é possível realizar bloqueio remoto dos caminhões e ônibus

 

Até então o sistema só era disponibilizado em veículos de transporte de cargas. São cerca de cinco mil caminhões com os equipamentos.

 

A Mercedes diz que os empresários do setor de transportes de passageiros têm demandado mais possibilidades de controle e gestão da frota e da atuação dos operadores para futuros treinamentos mais direcionados.

 

Atualmente, no mercado competitivo e de alto custo, qualquer dado a mais que permita soluções estratégicas pode ser o diferencial para o sucesso um negócio.

 

Com base nos dados operacionais em tempo real, é possível fazer diagnósticos específicos e controlar custos.

 

A tecnologia empregada baseia-se no conceito de telemetria das pistas de Fórmula 1.

 

Em nota, a Mercedes-Benz destaca como funciona o FleetBoard

 

Graças às funcionalidades do FleetBoard, os gestores da frota têm total controle e acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução. Eles fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando também os intervalos entre as manutenções. Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca por um novo.

 

A avaliação do estilo de condução de todos os motoristas possibilita que a empresa alcance um desempenho mais uniforme, com ganhos de escala e criação de um padrão de dirigibilidade.

 

Outro possível resultado proporcionado pelo uso dessa ferramenta é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios.  Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução significativa do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e passageiros.

 

Outro dado muito importante fornecido pelo sistema é a visualização das pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a legislação. O sistema oferece mais vantagens, como o diagnóstico remoto de falhas e a manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)