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A FPT Industrial, uma das principais fabricantes de motores diesel do mundo, ressalta os benefícios da correta utilização de peças genuínas nas manutenções corretivas.
Como o nível de exigência de veículos comerciais e máquinas off-road é extremamente elevado – devido à natureza severa dos trabalhos, a manutenção corretiva poderá ser necessária.
“Devemos reforçar a importância de se trabalhar somente com peças genuínas. Aliadas, manutenção preventiva e corretiva, quando feitas com peças originais genuínas, garantem o bom funcionamento de todo o trem de força e, principalmente, do motor”, destaca Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT Industrial.
A recomendação da fabricante mostra que o investimento destinado à compra de peças genuínas é compensado rapidamente pelo melhor rendimento do motor, menor número de paradas para manutenção e maior durabilidade das peças.
Juntas e vedações – As juntas e vedações são as responsáveis por evitar vazamentos e entrada de partículas indesejadas no motor. Após muito tempo em condições severas de uso, o motor sofre dilatações térmicas que provocam torções, retrações e expansão das partes móveis.
É nesse momento que as juntas genuínas mostram a sua eficácia.
Fabricadas com materiais especiais de alta resistência ao torque e com uma alta elasticidade, elas mantêm as partes móveis perfeitamente vedadas, mesmo sob as mais severas utilizações.
Além disso, somente as juntas genuínas possuem uma correta furação mantendo o perfeito acoplamento das partes móveis, evitando assim paradas precoces para manutenção, mantendo maior disponibilidade do equipamento.
O diretor de Engenharia da FPT Industrial alerta para o fato de que “ao receber itens não genuínos, o motor pode perder rendimento e ter um aumento considerável no consumo de combustível e de lubrificantes”. “Sem contar possíveis paradas indesejadas que comprometem a disponibilidade do equipamento”, acrescenta Xavier.
Bomba d’água – Responsável principal pelo sistema de resfriamento do motor, a bomba d´água é primordial para o bom funcionamento do propulsor.
Qualquer falha pode gerar um superaquecimento, ocasionando o travamento total do trem de força.
Peças não genuínas possuem partes metálicas porosas, que se deterioram rapidamente e comprometem a refrigeração do sistema, provocando falhas graves na circulação de água pelo motor.
Por isso, as bombas genuínas garantem selos e rolamentos homologados que aumentam a vida útil da bomba, evitando superaquecimento do motor.
Garantem ainda matéria-prima que assegura menor nível de porosidade e reduz a possibilidade de trincas e vazamentos precoces e por último o encaixe perfeito que evita vazamentos.
Pistões e anéis – Essenciais para o motor, os pistões e anéis nunca devem ser substituídos por itens não genuínos. Somente as peças genuínas mantém o consumo de óleo lubrificante dentro do homologado pela engenharia, evitando assim a necessidade de repor o óleo antes do previsto.
Além disso, as peças genuínas promovem uma perfeita queima da mistura Ar/Combustível, evitando consumo excessivo de diesel e a formação de carvão no sistema.
Outro ponto importante é o acabamento superficial dos pistões e anéis que evitam possíveis riscos na camisa de cilindro e eventuais travamentos de motor.
Bomba de óleo – Por ser o “coração” do motor, a bomba de óleo não admite falhas, pois elas comprometeriam todo o fluxo de lubrificação, podendo levar ao travamento total do propulsor.
Somente os itens genuínos, passam por um rigoroso processo de fabricação que diminui drasticamente o travamento das engrenagens da bomba.
Além disso, as peças genuínas tem menor nível de porosidade, o que garante menos trincas e vazamentos, mantendo a pressão de óleo no circuito de lubrificação. (Mecânica Online)