Série 3 é o mais vendido no Brasil, seguido de perto por Classe C e A3 Sedan

Carplace

 

Disputa acirrada pela ponta entre os modelos de entrada, líder disparando entre os modelos mais sofisticados, marca alemã crescendo acima das rivais. Confira agora os destaques entre os sedãs Premium em maio.

 

Médios

 

Todos os modelos da categoria registraram no mês passado números inferiores aos do ano passado. Dos três primeiros colocados, nenhum recuou menos do que 40% no período. Neste cenário, as 289 unidades registradas do BMW Série 3 foram suficientes para mantê-lo na ponta pelo segundo mês consecutivo.

 

A diferença do líder para os dois rivais mais próximos, no entanto, foi muito reduzida: terceiro em abril, o Mercedes Classe C superou o Audi A3 por apenas quatro unidades (271 x 267) graças a uma alta de quase 50% sobre o mês anterior.

 

A nova geração do Audi A4 (110) repetiu a quarta posição do mês anterior, com o melhor resultado desde agosto (103). Com vendas quase dobradas em relação a abril, o Audi A5 completou o top 5 apenas três unidades à frente do Mercedes CLA (73 x 70).

 

O Jaguar XE (51), em alta superior a 40% sobre abril, novamente foi o sétimo, à frente do Volvo S60 (18) e do lanterna Lexus IS 250, sem nenhum emplacamento em todo o país.

 

Grandes

 

Único modelo entre os mais sofisticados a crescer tanto na comparação com abril quanto em relação a 2015, o Mercedes Classe E (30) abriu vantagem na liderança e assegurou quase 32% de participação de mercado. Este foi o melhor resultado do sedã no ano, mesmo às vésperas da chegada da nova geração.

 

Na vice-liderança, empate entre o BMW Série 5 (9) e o Jaguar XF (9) – a diferença é que o inglês cresceu dez vezes mais do que o alemão em relação ao desempenho de abril.

 

Também empatados, Audi A6 (7) e Mercedes CLS (7) vieram em seguida. Na disputa pelo sexto lugar, empate quádruplo entre Audi A7 (5), Lexus ES 350 (5), Mercedes Classe S (5) e VW CC (5). A diferença é que, entre eles, o Mercedes foi o único a registrar em 2016 números melhores do que os do ano passado. (Carplace/Thiago Parísio)