Executivos do segmento automotivo esperam crescimento apenas em 2017

Frota & Cia

 

De acordo com a 17ª edição da pesquisa global com os executivos do setor automotivo, realizada pela KPMG (KPMG International Global Automotive Executive Survey), uma grande ruptura no modelo de negócio é extremamente provável para 82% dos executivos do segmento, um número quase dez vezes maior em comparação ao ano passado.

 

“Os modelos de negócio devem estar focados para atender às necessidades atuais dos clientes. Os players do segmento devem notar que tornar-se um prestador de serviço direcionado ao consumidor é de extrema importância”, afirma o diretor de relacionamento da KPMG no Brasil para a indústria automotiva, Ricardo Bacellar.

 

A pesquisa também aponta que, para os executivos do setor, a conectividade e a digitalização são a tendência número um a ser seguida até 2025.  De acordo com o levantamento, tais itens subiram da décima posição do ano passado para a primeira neste ano.

 

Inovação

 

Mais de um terço (35%) de todos os entrevistados prevê que as empresas automotivas tradicionais comandarão as inovações, seguidas pelas empresas de tecnologia de informação e comunicação (30%). Entretanto, ao analisar apenas as respostas das montadoras, essas acreditam que as empresas de tecnologia de informação e comunicação (35%) devem liderar as inovações. “À medida que o mercado automotivo enfrenta uma nova era altamente conectada e digitalizada com vários novos players, as montadoras parecem estar cientes de que esses progressos ainda não são refletidos em modelos de negócio. Acreditamos que essas mudanças ajudarão a converter o setor para o próximo ciclo de desenvolvimento e os executivos do setor devem enxergar esse novo momento como uma grande oportunidade, e não como um risco”, finaliza Bacellar. (Frota & Cia)